[Resenha] Divina essência - Helena Andrade (Com playlist)

Compare e compre ♥ Adicione ao skoob
     “Divina essência”; autora: Helena Andrade; Editora: Ler Editorial; 290 páginas.
Melissa é uma pesquisadora incrível e aventureira que tem trabalhado na busca de uma flor rara que poderia auxiliar na cura da talassemia (Distúrbio sanguíneo que envolve menores quantidades de proteína transportadoras de oxigênio do que o normal). A doença tem o interesse da moça, pois foi por causa dela que Melissa perdeu seu padrasto que tanto amava. Agora, engajada na pesquisa, vai ser perseguida pelo terror que é essa doença atingindo as pessoas que ama.
    Com sua personalidade espontânea, consegue conquistar outro profissional que estava na mesma pesquisa: Giovanni, um médico italiano de tirar o fôlego. No primeiro olhar foi “desejo” a primeira vista e não demorou muito para cederem à atração. Mas pouco depois Melissa recebe duas notícias que a desestabiliza: Giovanni é noivo e tem a talassemia.
     Decidida a esquecê-lo e focar totalmente no seu trabalho, a moça decide dar uma chance ao primo de Giovanni: Lorenzo. Um rapaz igualmente encantador que tem a galanteado, mas que não conseguiu atingir o coração de Melissa. Lorenzo também possui a doença e ela se preocupa constantemente com os sintomas, principalmente quando eles fazem uma viagem muito arriscada.
     Ela não tem medo de se arriscar e por causa disso, coloca sua vida muitas vezes em risco e acaba sendo salva por Giovanni na maioria das vezes. No local de buscas, uma aldeia pouco amigável, todos estão em constante perigo, mas para os rapazes é ainda pior e isso traz uma tensão constante. Enquanto lutam pela cura, o sentimento entre Melissa e Giovanni vai se intensificando e já se torna impossível ignorar.
“A ciência já conseguiu provar inclusive a existência de campos energéticos ao redor do nosso corpo, algo tão sutil e inimaginável há algum tempo. Não acho que somos feitos somente de reações fisiológicas e bioquímicas. Há muito mais envolvido.”
     No decorrer da história, a jovem protagonista vai ganhando consciência de que tudo que acontece é por um grande motivo, como diz o ditado “há males que vêm para bem” e é isso que ela vai aprendendo, fazendo-a amadurecer muito. A narrativa tem muito disso, acontecimentos bem amarradinhos, que provam a finalidade de cada acontecimento, sem deixar pontas soltas. A linguagem é densa por conter vários termos médicos e muitas descrições sobre os projetos de pesquisa. Por isso pode ser uma leitura um pouco pesada, mas por outro lado, tive a sensação de estar lendo um romance de banca. Talvez pela linguagem utilizada, o roteiro ou mesmo a personalidade dos personagens.
“[...] às vezes achamos que perdemos tudo. Até a esperança desaparece. No entanto, há muito mais em nossa vida e deixamos de valorizar. O sol não deixa de brilhar porque algumas nuvens aparecem para ocultá-lo.”
     O livro tem uma diagramação linda e uma doçura nas palavras. Uma coisa técnica que me incomodou foi o uso exagerado e errôneo do ponto de exclamação e um incômodo de desenvolvimento foi o prolongar em cenas desnecessárias que me faziam perder o foco e o interesse em alguns momentos. Exceto por esses pontos, não vejo mais nenhum outro problema. E acredito que é uma excelente indicação para os amantes de romance de banca. Além de ser uma leitura que fluirá facilmente para os amantes da biologia. Um ponto forte é o desenvolvimento dos conflitos e das relações interpessoais. Nos encanta e nos faz refletir muito sobre os principais aspectos da vida, sobretudo, a vontade de viver.

Playlist

La vie em rose – Celine Dión (Edith Piaf)
Pra você guardei o amor – Nando Reis
Fogo – Capital Inicial
Vem andar comigo – Jota Quest
Salsa salsa – Yuri Buenaventura
Love is a losing game – Amy Winehouse
Don’t know why – Norah Jones
Welcome to the jungle – Guns in roses
Just the way you are – Billy Joel
Loves is all around – Wet Wet Wet
In the end – Linkin Park
Heaven – Bryan Adams
La solitudine – Laura Pausini
Estoy pensando em ti – Eros Ramazzotti


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.