[Resenha] Natal do castelo literário - Coletânea de crônicas e poemas

CompreAdicione ao skoob
   “Natal do castelo literário”; vários autores; editora: PenDragon; 129 páginas.
     Natal é uma época de compartilharmos sentimentos bons, solidariedade, compaixão e fé, além da valorização da família. Mas o que muitos esquecem é que esses sentimentos devem estar presentes todos os dias e não apenas em uma data. E é isso que esse livro promete tratar, mostrar os melhores sentimentos que são cultivados nessa data especial e que deveria estar presente diariamente na vida de cada um de nós.
     O livro conta com crônicas, contos e poesias. Cada um com características e estruturas bem específicas. Algumas poesias contam com rimas, outras, ritmos. Alguns contos possuem uma reflexão ao final, outros apenas relatam sentimentos bons. Todos são encantadores, escritos por autores muito experientes e talentosos.

     Decidi eleger meus preferidos e os escolhidos foram:
    1. Um menino Jesus – Djalma de Freitas Pinheiro – Esse conto traz uma realidade dolorida e muito real: a pobreza extrema e ao mesmo tempo a esperança.  Quando um jovem se vê perdido no mundo das drogas em pleno natal, recebe o presente que vinha pedindo todos os anos: a presença do menino Jesus.
     2. Doces mensagens – Lia Molina – Nesse temos mais um retrato da simplicidade. Na narrativa, a protagonista, com o pouco que tinha, tornou um simples presente em algo especial quando fez pequenas mensagens e as intercalou a bolachas recheadas. Algo simples acabou se tornando grandioso e a prova disso é que, ao final, ela percebe que seu pequeno gesto foi inesquecível.
     3. A poesia que mais gostei foi: Jesus me visitou... – Suely Lage Soares Sette – Eu não leio muitas poesias, mas eu sou mais inclinada as que possuem rimas, eu vejo certa magia nas palavras quando possuem esse ritmo. E nessa que e escolhi, além de ter isso, possui também uma riqueza de sentimentos que tocam e emocionam.
“[...]
Abrace seu JESUS
Ele está vivo e lhe espera
Num asilo,
Num orfanato.
No hospital, ou em casa,
Onde se sente sozinho.”

     O livro é resultado do trabalho de um grupo virtual chamado “Castelo literário” formado por quatro escritoras, Cristiane Vilarinho, Maria Luiza Faria, Suelly Sette e Vólia Loureiro. Juntas, convidaram alguns outros autores participantes do grupo para a publicação dessa obra encantadora. Vamos resgatar a magia do natal lendo esse livro?

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.