[Resenha] Minha mente me atormenta - Edna Nunes

Já imaginou as coisas que uma mente atormentada é capaz de fazer?
Compare e CompreAdicione ao skoob ♥ 
     Mirian é uma garota de dezenove anos, apaixonada pelas palavras e com facilidade para escrever sobre tudo. A trama começa quando ela conhece, por acaso, um homem bem atraente chamado Roberto que é quinze anos mais velho do que ela. Ele é um professor de direito bem dedicado e atencioso para quem ela pede ajuda para se localizar no campus da universidade. Ele, muito solícito, a ajudou e trocaram contatos. Em seguida a história de amor dos dois se inicia.
     Os capítulos vão se intercalando entre passado e presente, onde no passado é descrita a história do relacionamento entre Mirian e Roberto, sobre a paixão desenfreada, o ciúme possessivo que ela desenvolve por Roberto e sobre as brigas constantes por ela exigir disponibilidade do rapaz.
"Ele brincou comigo! Aproximou-se de mim, levou o meu melhor e despertou o meu pior."
     Paralelamente, é apresentada a história da protagonista com seu melhor amigo John, um rapaz que tem um amor doentio por ela, mas que ela não percebe. Apesar de amá-lo também, o amor dela é como por um irmão e isso o incomoda demais, o que o faz pensar em medidas para acabar com o relacionamento.

     Enquanto no presente, Mirian está internada em uma clínica psiquiátrica e não sabe o motivo que a levou parar naquele lugar. Na clínica, ela conhece Paulo, um funcionário que é muito atencioso com ela e que demonstra se importar verdadeiramente. O problema é que ela já não consegue distinguir o que é real e o que é fruto da sua imaginação.
     Conforme os capítulos do passado vão sendo narrados, as lembranças de Mirian vão retornando e aos poucos entendemos o que aconteceu com ela assim como um quebra cabeça sendo montado. Pelo menos é o que se leva a crer... Porque no final, a surpresa é inevitável. Não só uma surpresa: duas surpresas são apresentadas ao leitor. E é aí que você liga os pontos, coloca a última peça do quebra-cabeça e pensa “Como eu não pensei nisso?”.
     O livro possui uma narrativa instigante e dinâmica. Por ser feita pelo ponto de vista da protagonista, ficamos submersos nas dúvidas e incertezas dela, o que nos impede de formar um julgamento já que ela mesma não consegue fazer isso.
     Juro que eu não imaginava que esse livro fosse tão espetacular quanto é. Li sem muita pretensão e agora eu não consigo imaginar minha estante sem ele. Pode ter certeza que esse livro sempre ficará entre minhas indicações de agora em diante. O tema principal abordado é de muita relevância e a harmonia em que tudo é maravilhosamente contado é como a cereja do bolo. Não tenho palavras para descrever a sensação que tive ao fechar o livro. Eu fechei, exclamei um “P*ta que pariu que livro sensacional” e agora quero indicá-lo ao mundo.

Assista a essa resenha:





27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.