Livros em Pauta: Evento literário da Editora Andross

Livros em Pauta, evento promovido pela Editora Andross no dia 12 de outubro em São Paulo, incentivou a interação de leitores, autores e blogueiros literários. Com diversas atrações, o público pode se divertir e se antenar sobre o meio literário.

Seleção das casas de Hogwarts pelo chapéu seletor, bate papo com autores, produtos à venda com preços incríveis e vários sorteios! Esse foi apenas uma pequena parcela do que foi esse evento!

Conhecemos a Gislene Carvalho, autora de microcontos, um formato diferente de escrever histórias e ela contou um pouco mais sobre como é a arte dos Microcontos.
VÍDEO

A Andross Editora nasceu no campus da Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, para abrir espaço no mercado editorial aos alunos que não tinham condições de publicar seus primeiros textos. Em 2011, iniciou as atividades com obras acadêmicas, mas cresceu e se mantém no mercado graças a um modelo de negócio diferenciado: a publicação de antologias.

Além disso, a Andross proporciona um relacionamento muito mais humanizado com seus autores, os tornando mais que autores da casa e sim amigos.

Conversamos com o Edson Rossato, que é Editor Chefe, autor e muitas outras coisas na Andross e ele nos falou um pouquinho mais sobre como é ser um autor da Andross e como o Livros em Pauta o deixou tão ansioso. Confira:

O áudio ficou bem ruim, peço mil desculpas. Mas para ajudar, vou descrever a entrevista aqui.

◾Josy Souza: Como é publicar na Andross e qual é o diferencial para os autores nacionais?
◾Edson Rossatto: A Andross tem um diferencial que a familiaridade. A gente traz o autor pra nossa vida. No grupo do whatsapp, se chama Andross Family, lá falamos várias coisas, falamos sobre coisas do dia-a-dia, como por exemplo “Ah, passei na faculdade”, “Parabéns”.
Mais uma coisa interessante: muitas pessoas querem escrever, mas a família não apoia, então dentro desse grupo a gente consegue apoiar essas pessoas e também dentro das coletâneas que a gente faz, porque as coletâneas são abertas para todas as pessoas que querem publicar. E fazemos o melhor possível para que ela tenha a melhor experiência, desde edição, preparação, revisão, lançamento como esse aqui, por exemplo e também tem a premiação literária que é o prêmio Strix, que essa é a 5ª edição.

◾Josy Souza: E como está sendo o evento pra você? A expectativa e realidade?
◾Edson Rossatto: É sempre cansativo. Eu descobri que sou muito ansioso, eu não era. Para ter uma ideia, eu estou desde ontem de manhã acordado, agora são quase 15h da tarde e eu ainda não dormi, só vou dormir... Então são quase 40 horas acordado. Mas é por causa disso, a gente quer que dê tudo certo, que o autor tenha a experiência; Tem autor que vem de fora, que vem do Pará, do Piauí. Tem gente do Amazonas aqui, veio só pra esse evento! É isso que a gente quer proporcionar.

Além de todas as atrações do evento, aconteceu também a premiação do Prêmio Strix. Nela, os textos mais relevantes de cada coletânea são reconhecidos. Cada estatueta tem 16cm de altura, é numerada e recebe o nome da obra ganhadora e do seu autor.

Strix é um gênero de corujas. O prêmio recebeu esse nome e essa forma porque além de ser o símbolo da sabedoria a coruja também é o mascote da Andross Editora.

Nesse ano, os ganhadores foram:
  • Categoria Contos de amor: Rafael Esteque
  • Categoria Contos de terror: Lucas Marçal
  • Categoria Poesia: Léo Biasotto
  • Categoria Conto de literatura fantástica: André Annansi
  • Contos de temática livre: Thainá Rocha da Silva
  • Strix de Prata: Leandro Schulai

O ganhador do Strix de Prata, Leandro Schulai, escreveu um livro de contos inspirados em músicas dos anos 80. Essa obra tão criativa tem resenha aqui no blog. Clique aqui para conferir.

Se você quer saber mais sobre a Editora Andross e seus autores, acesse: www.andross.com.br

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.