[Resenha] Bolsas, beijos e brigadeiros - Fernanda França

Compare e compre  Adicione ao skoob 
“Bolsas, beijos e brigadeiros”; autora: Fernanda França; Editora Planeta; 295 páginas.
     Melissa é uma jovem jornalista que faz de suas aventuras a sua profissão. Ou seria o contrário? O fato é que ela viaja pelo mundo, conhecendo novas pessoas e suas culturas. E escreve todas as suas experiências em um blog. Esse trabalho proporcionou a ela diversas amizades de lugares diferentes, amigos que ela ama incondicionalmente.
   A trajetória dela nessa carreira começou quando conheceu Théo. Um rapaz bonito e muito romântico. Foi ele quem ofereceu a vaga para ela que aceitou prontamente. A proximidade deles desenvolveu um relacionamento sincero. Théo estava sempre a surpreendendo. Mas nem sempre de forma positiva, já que ele costumava sumir e reaparecer como se nada tivesse acontecido.
    Em um desses sumiços, ele enviou uma carta para ela rompendo o relacionamento. Apesar dela sentir que tinha coisas envolvidas que ele não dizia e apesar de confiar muito no sentimento entre eles, ela fica abalada e decide seguir a vida sem ele. Mas com a desconfiança de uma gravidez e com a saudade do grande amor que teve, ela não consegue ir muito longe. Mas por sorte ela está rodeada de grandes amigos. Um, em especial, que dispõe a ficar ao lado dela independente da situação.

“A vida é cíclica, nós sempre sofremos e sorrimos, independentemente do que nos permitimos fazer. O melhor, então, é ser feliz a cada instante.”

    A viagem segue seu rumo. O coração dela fica dividido entre o relacionamento que acabou e a família que está tão longe dela. A mãe e a cunhada estão grávidas e ela tenta ficar o mais próxima delas nesse momento tão especial, se recusando a contar seus próprios problemas para não preocupar.

 “Se algo está nos incomodando muito, ficamos cegos para as alegrias das outras áreas da vida. O que adianta um salário gordo sem amigos por perto? Ou como administrar uma vida com bons amigos e uma família presente sem um trabalho que dê prazer e retorno financeiro? Sem um dos lados do nosso triângulo ficamos com problemas, ficamos bambos.”

    Quando menos espera, o destino a surpreende novamente e a vida dessa mochileira se transforma mais uma vez.
    Em meio a cartas, brigadeiros e marshmallows, Melissa cultiva amigos como um jardineiro cultiva flores. Com seu jeito gentil e atrapalhado, ela conquista as pessoas por onde passa. Não importa se ela não consegue falar o idioma do país onde está, ela sempre consegue um jeitinho de se comunicar.
O livro é um verdadeiro diário de viagens, no qual a autora descreve tudo. Ela conta sobre os pontos turísticos, a beleza do lugar, a forma como se sente, o idioma falado e principalmente a culinária. Cada olhar, cada sabor e cheiro. Todos os lugares por onde passa, além de nos trazer curiosidades incríveis desse lugar. Mas o que mais encanta nesse “diário de viagens” é ter a vida dela retratada nesse meio. As atrapalhadas e esquecimentos, os sentimentos de saudade e de aprendizado e principalmente “viver o amor” em todas as suas formas.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.