'Booktubers' auxiliando a vida dos leitores

Imagem relacionadaBooktube é o termo dado a pessoa que faz vídeos no Youtube falando sobre livros. O conteúdo literário envolve resenhas, dicas, críticas... Tudo de forma bem descontraída. Para Aione Simões, do canal Minha vida literária, ser booktuber é uma mescla de hobbie e trabalho.
"“Sempre pesquiso através de vídeos ou blogs sobre determinado livro. 
"Uma vez que o canal do YouTube for legal, acabo vendo os vídeos anteriores em busca de novos títulos.”, conta Gislene Barros
Ser um booktuber quando se tem paixão pelo universo literário pode se parecer fascinante, mas deve se levar em consideração que não é um trabalho fácil. “São necessárias horas e horas de dedicação em um trabalho que não tem final de semana ou feriado. Até mesmo porque, na maior parte das vezes, ele precisa ser feito nas horas vagas de nossas outras atividades.” explica Aione. “Mas o principal ingrediente sem dúvida é a dedicação.”, completa.
“Eu descobri varias obras ótimas nessas resenhas, e essas dicas as vezes me fizeram ler algo que eu nunca tive vontade de ler, conta Ana Ramos
Para Patrick Campos, os bookturbers são muito importantes para ajudá-lo decidir na compra de um novo livro. “ È ótimo para comparar e debater opiniões à respeito do livro.”, diz.
Eles não são profissionais. Não possuem salários. Mas os que se destacam recebem uma gratificação de editoras. Os critérios são estabelecidos pela própria. Eles escolhem os blogs ou canais que farão parceria, no geral por um processo seletivo, e assim passa a firmar um compromisso de enviar livros para que esses seus parceiros retornem com sua opinião pública sobre os mesmos. Uma dificuldade, como a própria Aione conta, é que esse tipo de relação as vezes acaba sendo mal vista, acabam alegando que os booktubers “ganham livros de graça”, sem notar o esforço que estes tem para conseguir esse benefício.
Se eu estiver em uma “seca” e precisar de indicação é para lá que eu vou. Elas me ajudam a aumentar o ritmo de leitura quando estou indo muito devagar, relata Fernanda Felizardo.





27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.