[Autores Independentes] #7 GhostWriter


     Ghost Writer ou “escritor-fantasma” em português, é um trabalho desenvolvido por um profissional que age silenciosamente. Ele é contratado para escrever um texto ou livro pelo qual não receberá os créditos de autoria, porém será remunerado por quem o contratou. O texto recebe a assinatura do contratante e tudo acontece assim, “por baixo dos panos”.
     De acordo com uma pesquisa realizada para a revista Writer’s Digest, os Ghostwriters recebem cerca de 20 mil dólares para escreverem livros de 60 mil palavras, 15 mil dólares para 40 mil palavras ou 25 mil para 80 mil palavras. O motivo pelo qual essas pessoas escolhem essa profissão é não ter responsabilidade pela obra e não ter tido o trabalho com os objetivos, temas, ou seja, ele só precisa escrever. Literalmente, as demais preocupações ficam por conta do cliente.

Resultado de imagem para ghostwriter gif tumblr     Para ser um GhostWriter é necessário ter domínio na escrita e não ter um auto ego, afinal, você deverá “desaparecer” quando entregar o trabalho. E mesmo que essa obra ganhe grande prestígio e fama, você não pode revelar seu envolvimento com ela.  Se deseja ingressar nessa área, há boas opções de sites para começar a atuar em forma de freelancer, são eles o Elance, Guru e o Freelancer.com. Uma boa dica é você começar a criar um portfólio como um blog ou site onde tem seus textos coo vitrine. No site https://lucianolarrossa.com/dicas-para-trabalhar-como-ghostwriter/ vocês podem conferir uma lista completa de dicas para começar a ser um GhostWriter.
     Agora se você é a pessoa que tem uma ideia brilhante, mas não sabe como desenvolvê-la no papel, ou não tem tempo para isso, o Ghost Writer pode ser uma boa solução. O contato é feito por e-mail, há um acordo de sigilo e pode ser feito todo o acordo de valores dessa forma discreta.
Por causa de todo esse sigilo, é difícil de se encontrar de forma explícita pessoas que fazem esse trabalho, apesar de ser muito comum isso acontecer entre autores e jornalistas. Esses sites que mencionei anteriormente são ótimos lugares para encontrar seu profissional. Procure por portfólios e recomendações.
     Da mesma forma que não é fácil se tornar um GhostWriter, pois tem que criar laços de confiança, além de uma carreira para se tornar confiável e profissional, para encontrar um também precisa buscar um com as mesmas qualidades. Mas essa pode ser uma boa opção de renda extra para um profissional do texto.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.