Yu Yu Hakusho live action: Será que vale a pena assistir?


Desde o lançamento do live action de One Piece, a comunidade ficou empolgada para conhecer o live action de Yu Yu Hakusho assim que foi anunciado. Pelas imagens e cenas divulgadas, já instigava a acreditar que seria muito fiel a obra original. Mas é claro que uma obra muito antiga e muito grande seria um grande desafio deixar igualzinho ao anime, mas eles chegaram até bem perto, na minha opinião. Vou contar nesse post todas as minhas considerações sobre essa adaptação, o que eu gostei, o que não gostei e tudo que eu notei de diferenças consideráveis entre o anime e a adaptação.

 

Relembre a história que se tornou um clássico

Para quem não se lembra, ou não sabe, Yu Yu Hakusho é uma obra muito popular criada nos anos 90 por Yoshihiro Togashi no Japão. Se popularizou e logo veio para o Brasil no ano de 1997, se tornando um dos favoritos dos fãs de anime. A versão brasileira foi exibida em canais de televisão dedicados à programação japonesa, como a extinta Rede Manchete, que era conhecida por trazer diversos animes para o público brasileiro.

O anime "Yu Yu Hakusho" possui 112 episódios divididos em quatro sagas principais: Saga do Mundo Espiritual, Saga do Torneio das Trevas, Saga do Capítulo Negro e Saga dos Três Reis.

A história segue Yusuke Urameshi, um adolescente delinquente que morre ao salvar uma criança de um acidente. Surpreendentemente, ele descobre que suas ações não estavam destinadas a ocorrer, e ele recebe uma segunda chance na vida como um Detetive Sobrenatural encarregado de proteger o equilíbrio entre o mundo espiritual e o mundo dos vivos.

Além de Yusuke, a série apresenta outros personagens memoráveis, como Kuwabara, Hiei, Kurama, Botan e o mestre Genkai.

"Yu Yu Hakusho" é considerado um clássico e desfruta de grande popularidade entre os fãs de anime e mangá em todo o mundo.

 

Minhas considerações sobre a adaptação

Começando com os elogios, eu me surpreendi com a escolha dos atores. Realmente achei muito parecidos, com exceção de um ou outro. Notei também que a dublagem da maioria dos personagens foi feita pelos dubladores originais, o que me deu uma sensação de nostalgia e de muita proximidade. Os bordões icônicos do Yusuke também não ficaram de fora “Rapadura é doce mais não é mole não”, "Tô na área, se derrubar é pênalti", "Tá achando que berimbau é gaita, é?", entre outros foram citados durante a trama.

Mas é claro que o tempo de duração de um live action é bem diferente de um anime e por causa disso a história foi acelerada em tempo recorde, dando ênfase apenas na jornada do Yusuke, apresentando pouco da história dos outros personagens e heróis.

Hiei, por exemplo, que é conhecido como “Mestre do olho maléfico” pouco apresentou de seus poderes e o tal olho nem foi mencionado. Nas batalhas que enfrentou, apenas as habilidades embaixo das faixas é que foram reveladas.

Assim como não tiveram muito tempo para desenvolver as histórias dos demais personagens, também não tiveram tempo para enrolação e partiram logo para a luta mais importante. No anime, Yusuke leva muito tempo até chegar ao ponto de enfrentar o Toguro, mas no live action isso acontece logo. Não é algo que eu não tenha gostado, afinal, foi exatamente nessa parte que eu acabei abandonando o anime, já que eu não aguentava mais o Toguro sempre anunciando a porcentagem de poder que usaria contra o Yusuke. Na adaptação ele menciona a porcentagem uma única vez.

Os efeitos especiais, para mim, foram impecáveis. A paleta de cores, cenário, figurinho... tudo muito semelhante a obra original. Para quem assistiu o anime, não vai se decepcionar com a adaptação, só ficará frustrado por acabar tão rápido e terem cortado tantas cenas (mas vamos combinar que estamos bem acostumados com isso, né?). Já para os mais novos que ainda não conhecem esse clássico, vão se encantar pela história do menino marrento que se transforma em um guia espiritual.

Pelo que notei, nessa adaptação eles resumiram a metade de todo o anime, sobrando uma outra metade ainda a ser explorada e adaptada para os fãs. O ator que interpreta o Yusuke já falou sobre o assunto e se mostrou otimista sobre uma segunda temporada.

"Yu Yu Hakusho" é um anime e mangá que deixou uma marca duradoura na cultura pop, e muitos fãs ainda apreciam a obra pela sua narrativa cativante, personagens envolventes e ação emocionante. Uma segunda temporada com certeza será muito bem vinda.

 

Curiosidades:

Togashi, o criador, também é conhecido por sua obra "Hunter x Hunter".

"Yu Yu Hakusho" recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Shogakukan de Melhor Série Shonen em 1993.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.