[Resenha] Arte importa - Neil Gaiman e Chris Riddell
As palavras de Neil Gaiman sendo potencializadas ao serem ilustradas por Chris Riddell.
Chris Riddell é escritor e ilustrador e disse encontrar nas palavras sábias de Neil Gaiman, adornadas por imagens, uma forma de fazê-las viajar mais longe, como aviões de papel. Ele afirma também que as palavras que Gaiman são as mais sábias que ele já leu. Neil Gaiman é escritor e roteirista e ficou muito conhecido por escrever a famosa série Sandman. Para quem já conhece um pouquinho do trabalho de Gaiman, vai se encantar ao conhecer um pouco mais da história dele através dessa obra ilustrada.
Me vi na história de Neil Gaiman. Não que eu tenha seguido os mesmos passos e tenha chego no mesmo resultado, longe disso. Mas iniciei do mesmo ponto de partida: li muito na infância e decidi fazer jornalismo pela amplitude da área.
A analogia que ele faz da montanha também é muito familiar pra mim. Realizar coisas que me deixam mais próxima do meu objetivo também sempre esteve presente nas minhas metas.
"Quando não tinha certeza nenhuma do que fazer, parava e ponderava se aquele caminho me aproximaria ou me afastaria da montanha".
Nunca tive a confiança que Gaiman expoe ter tido durante sua trajetória, mas admito que ler esses textos neste momento caiu como uma luva, foi inspirador. As palavras certas no momento certo. Livros tem esse poder, né? De conversar com a gente, de falar o que a gente precisa saber, mesmo que a gente nem soubesse que precisava.
O livro é dividido em quatro capítulos: "Crença", "Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios", "Fazendo uma cadeira" e "Faça boa arte". De forma dinâmica, as páginas trazem as palavras de Neil Gaiman sobre a importância da leitura, a defensoria do incentivo a leitura e do livro físico, mais um tema no qual me indentificar, afinal, vocês conhecem meu trabalho por aqui.
Que lindo presente foi realizar esta leitura neste momento. Um livro bonito por dentro e por fora. Além de inspirador, é uma leitura rápida. Realizei em apenas uma hora. Mas mesmo tendo sido muito rápida, as palavras ficam fixadas por muito tempo dentro da gente.
Deixe seu comentário