[Resenha] Vivendo nas entrelinhas – Juliana Cirqueira


Ano de publicação: 2022

Editora: Outro Planeta

Número de páginas: 256

 

Olá leitores, como estão? A resenha de hoje é sobre um livro nacional que li recentemente e amei. Juliana Cirqueira é “booktuber” e eu acompanho seu trabalho há algum tempo com livros e internet, e quando soube desta publicação fiquei muito ansiosa pela leitura.

Heloisa é uma professora que vive em Vitória com o marido, Augusto, que é um promissor advogado que está em ascensão em sua carreira. Apesar de parecer ter uma vida perfeita, no fundo, Helô sente que falta alguma coisa.

No trabalho ela mantêm apenas uma relação cortês com seus colegas, sem muita intimidade. Seus amigos em Vitória, são o círculo de amizade de Guto, seu marido.

Um dia na biblioteca da escola que trabalha, Helô encontra um folheto sobre um clube de leitura em sua cidade e isso desperta na professora um sentimento que estava adormecido, o amor pelos livros. Sentimento esse, que ela descobriu em sua infância na casa da avó, onde ela morava com a mãe e o irmão.

Quanto mais Guto tentava uma promoção no trabalho, mais ele ficava ausente em casa, e isso deixava a esposa solitária no apartamento que eles dividiam. Heloisa então resolve conhecer o clube de leitura e para sua surpresa ela encontra sua colega de trabalho, Clara, e a sensação que ela tem é de estar em um ambiente que se sente bem e incluída, como não sentia a muito tempo.

Ela começa a voltar a ler e amar ir nestes encontros com seus novos colegas leitores, porém o marido que era ausente, começa a não gostar de sua repentina mudança de “comportamento” e da ideia de ela ter novos amigos.

Heloísa então precisa decidir se ainda deseja salvar seu casamento e voltar a vida que ela mesma não se conhecia mais ou embarcar nesta nova personalidade aventureira que ela descobriu através dos livros e seus novos amigos.

Eu gostei muito da leitura e da história construída pela autora. Helô é uma mulher que não teve medo de recomeçar e correr atrás do que realmente desejava para sua vida. E se reencontrou em um dos seus maiores amores, a leitura, os livros.

Encerrar ciclos não é uma tarefa fácil, e durante a leitura, podemos acompanhar a evolução da personagem principal e como as escolhas que fazemos tem um preço, só precisamos avaliar se realmente queremos pagá-lo.

A escrita fluiu muito bem para mim, eu basicamente devorei os capítulos que estão muito bem “amarrados” e curtos, o que ajuda bem no desenvolvimento da história de maneira agradável para quem está lendo.

Em seu livro de estreia, Juliana nos entrega uma história comovente, forte e com recomeços, uma ótima leitura.

Angélica Silva, 31 anos, jornalista e resenhista do Portal Estante da Josy. Apaixonada por livros, músicas, séries e filmes. Não necessariamente nesta ordem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.