[Resenha] Leitura de Verão (Beach Read) - Emily Henry

Livro Leitura de Verão

Resenha: Leitura de Verão (Beach Read)

Autora: Emily Henry

Número de páginas: 360

Editora: Verus

Oi, leitores! Como estão?

Hoje trago para vocês a resenha de “Leitura de Verão”, uma história que virou queridinha no “booktok”, mas que chegou até mim através do clube de assinaturas da Carina Rissi. Já de cara preciso confessar que comecei a leitura na esperança de que essa seria mais uma comédia romântica fofa no maior estilo “sessão da tarde”, no entanto a autora nos leva por uma viagem ensolarada para além dos nossos clichês favoritos do gênero.

January Andrews é uma escritora em crise. Um gigantesco bloqueio criativo a impede de desenvolver o seu quarto romance para a Sandy Low Books e o desespero aumenta a cada e-mail que recebe de Anya, sua agente, lembrando-a de seu iminente prazo final.

Praticamente falida e sem ideia sobre o que escrever, January parte para sua última tentativa de colocar as palavras para fora e retomar sua maior paixão que é ser escritora. A grande questão é que para fazer isso ela vai precisar encarar algumas verdades que preferiria ignorar e já nos primeiros capítulos entendemos o que tirou a vida dela dos eixos.

Sendo uma escritora de finais felizes que enxerga o mundo por essa perspectiva otimista, fica difícil continuar acreditando na ideia depois de descobrir que seu pai, a pessoa na qual ela mais confiava, tinha uma amante. E o pior de tudo, a verdade vem à tona durante o funeral dele. Como se não bastasse toda a dor deixada pela partida repentina de seu pai e a traição que insiste em manchar as doces lembranças que guarda dele, January ainda precisa lidar com o termino de seu relacionamento de anos com Jacques.

Quase um ano se passou desde a sucessão de eventos traumáticos que tirou a vida de January dos trilhos e a falta de opções a leva para North Bear Shore, uma cidadezinha litorânea na qual fica a casa no lago herdada do pai, mais uma das surpresas que vieram com amante. Ela planeja passar o verão se dividindo entre organizar a casa para vendê-la e se dedicar ao seu próximo livro, porém ao chegar com alguns poucos pertences, uma caixa de gin e a última carta que o pai lhe escreveu ainda selada, January logo percebe que muitos sentimentos conflitantes ainda borbulham descontroladamente e mexer com tantas memórias vai ser ainda mais complicado do que ela imaginava.

Vocês ainda lembram “Leitura de Verão” é uma comédia romântica, certo? Caso tenham esquecido, não se preocupem, a autora nos entrega um romance meio cão e gato divertidíssimo e protagonizado por dois personagens cheios de camadas que me fizeram recordar o porquê esse gênero é tão apaixonante.

Como se não bastassem tantos problemas, a nossa escritora em crise ainda dá de cara com Augustus Everett, também conhecido como seu nêmesis dos tempos de faculdade e agora seu vizinho. Apesar de serem igualmente talentosos, Gus segue uma abordagem bem diferente em seus livros, em resumo: nada de finais felizes com casais apaixonados. January tem certeza que ele despreza seu trabalho e por isso não perde uma oportunidade de trocar umas boas farpas.

“Ele podia debochar quanto quisesse de mim com piratas e lobisomens apaixonados, mas a verdade era que Augustus Everett ainda estava perambulando pela sala no escuro, tentando criar uma história, como o resto de nós”.   p.51

Nosso enemys to lovers abraçado pelo clima do verão fica ainda mais interessante quando uma aposta para sair da zona de conforto surge entre os dois. Cada um vai ter que se aventurar pelo estilo literário do outro e nessa troca de pontos de vista, eles vão acabar expondo suas inseguranças mais enraizadas e compartilhando mais do que apenas uma inesperada amizade.

A narrativa de Emily Henry é daquelas impossíveis de largar e quanto mais a trama avança, mais queremos saber sobre January e Gus. E ainda que a autora traga algumas temáticas densas, elas são mescladas com diálogos bem-humorados e misturadas com cenas divertidas que deixam a leitura leve. Apesar de ter adorado livro, nem tudo são flores e acho que a relação de January com a mãe poderia ter ganhado mais espaço, mesmo não sendo um dos pontos centrais da história.

Quem adora esse tipo de romance, que deixa um quentinho no coração, vai se identificar pelo menos um pouco com a January e sua vontade de que histórias tidas como “ficção para mulheres” não sejam menosprezadas em relação a outros estilos afinal, como a própria personagem diz “finais felizes não importam se o jeito de chegar lá for um lixo”.  P.81

A sensação que fica é de que esse é um livro sobre a beleza de se viver o momento. Geralmente nas comédias românticas a gente gosta de acreditar que o casal sobrevive ao fim do epílogo, que eles têm uma vida longa e feliz com direito a filhos, cachorros e tudo mais (pelo menos é assim comigo kkk), mas a proposta aqui é refletir sobre a importância de se perceber feliz agora e apreciar esse pequeno milagre mesmo que nem tudo seja perfeito.

Terminei “Leitura de Verão” completamente apaixonada pela jornada de Gus e January até conseguirem se encontrar na mesma página junto com todos os seus medos, defeitos e singularidades. O ser humano é um bichinho complexo, cheio de altos e baixos que as vezes são impossíveis de acompanhar e não fazem sentido, mas nada como um bom romance para colocar toda a nossa confusão em perspectiva.

Isabela Colucci, 26 anos, jornalista, colunista e resenhista do Portal Estante da Josy. Jornalista por formação, sempre fui apaixonada pelo universo da literatura, então poder trabalhar com isso é o meu sonho de princesa. Sou bastante curiosa quando o assunto é moda, por isso, vocês vão me ver falando bastante sobre o tema por aqui. E claro, como não poderia faltar, algumas doses de cultura pop.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.