Dicas para desapegar de livros que comprou


Todos os que gostam de ler sabem que as coleções de livros são motivos de felicidade e orgulho, mas, quando se trata de desapegar de alguma obra para dar espaço a outras, nem sempre é uma tarefa fácil.

E vamos combinar que quase todos nós vivemos aquele ciclo vicioso, quanto mais lemos mais compramos, mesmo sabendo que provavelmente não daremos conta de ler todos os títulos que temos.

Por isso, decidi compartilhar algumas dicas para que você aplique por aí, caso esteja precisando, ou aprenda, caso passe por isso em algum momento. Vamos lá!

 

1. Determine a quantidade de livros na estante

A dica mais prática para não acumular tantos livros é se obrigar a não ter tanto espaço disponível para eles.

Sendo assim, se tiver uma estante, determine quantos livros devem estar nela, ainda que isso te obrigue a desapegar de algum título que esteja lá, ou mesmo não adquirir novos até que todos os que você tenha estejam lidos.

 

2. Marque a data que o livro foi comprado

Esta dica é voltada especialmente para livros comprados e não lidos. Para marcar em qual data foi comprado, escreva em um Post-it e coloque-o no livro.

Caso passe um longo período, certamente é hora de dar esse livro.

 

3. Passe o livro adiante

Quantos livros estou guardando só por que acho que devo? Se você consegue pensar em um ou em vários, chegou o momento de colocá-los para fora, e uma excelente maneira para isso é fazer doações.

Ligue em bibliotecas públicas que você conheça, sebos, vizinhos, ou fale com algum parente ou amigo que você imagina que vai gostar daquele título.

Simplificando uma técnica de Marie Kondo, que possui uma série na Netflix chamada “Ordem na casa com Marie Kondo”, se um item não desperta alegria em você, é hora de deixá-lo ir.

 

4. Tenha um Kindle

Uma forma de não acumular livros físicos é ter um leitor de e-book – mas cuidado para também não virar um(a) acumulador(a) por lá.

A Amazon faz os melhores leitores de e-books do mercado, e dependendo de suas necessidades e orçamento, você pode escolher entre o Kindle básico, o Paperwhite ou o Kindle Oasis. Não importa sua escolha, todos esses modelos são realmente excelentes.

Se você ainda não comprou um Kindle, pode ler o guia completo com os melhores leitores de e-books feito pelo Uma Dica por Dia.

Dada as dicas: aplique todas as possíveis!

Espero que vocês tenham gostado. Deixem nos comentários quais são as maiores dificuldades de vocês em relação ao desapego e quais são as técnicas que utilizam. Vamos ajudar a quem também passa por isso! Beijos e até a próxima!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Um comentário:

  1. Tô virando acumuladora,mesmo tendo um Kindle eu não consigo me livrar dos muitos de papel sem chorar

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.