[Resenha] Os cem anos de Lenni e Margot - Marianne Cronin

Ano de publicação:2021

Editora: Planeta

Número de páginas: 352


           
Olá leitores, como estão? A resenha de hoje é sobre o livro recebido pelo clube de assinaturas Tag Inéditos do mês de agosto. E que grata surpresa. Com uma história divertida, sensível e muito emocionante, Marianne nos entrega uma ótima leitura.

            Como surgem as amizades em nossas vidas? Muitas vezes de situações improváveis. Com Lenni e Margot, ela aconteceu em um hospital e com uma diferença de idade de 66 anos.

            Ambas enfrentam doenças terminais em um hospital em Glasgow, na Escócia. Lenni tem 17 anos, Margot 83, mas isso não impede que ambas se aproximem e criem uma bonita amizade. Esse encontro acontece em uma espécie de clube de pintura que existe no hospital. A ideia de pintar sobre a vida delas, surge da mente criativa da adolescente.

            Retratar a vida das duas em telas, suas alegrias, dores, pintadas em cem telas, que seria a soma da idade de ambas. É através dessas pinturas que vamos conhecendo sobre a vida de ambas e como elas chegaram até ali.

            Lenni é uma jovem de temperamento difícil, pelo menos é assim que boa parte das pessoas a enxergam. Sempre muito questionadora, ela encontra companhia na capela do hospital. Padre Arthur não importa-se em responder suas perguntas complexas e nem com seu comportamento ácido. Nesses encontros eles acabam criando uma conexão improvável, porém muito forte. Lenni após alguns problemas familiares, acaba indo morar de vez no hospital, e decide ficar sozinha por lá, quando escolhe que seu pai não a visite mais, pois ela quer que ele seja feliz e não passe seus dias vendo seu fim dentro das paredes do hospital.

            Margot teve uma vida intensa, perdeu seu filho quando ele era muito pequeno e após o marido a abandonar, ela seguiu sua vida de maneira monótona, até conhecer alguém que a traria de volta os bons momentos.

            Através dos quadros somos apresentadas a vida das duas. Um quadro para cada ano, e muitas histórias. Ambas compartilham de um mesmo medo, e se não conseguirem concluir esse projeto? E se a morte vir buscá-las antes disso?

            Esse é um daqueles livros que por vezes ficamos com um nó na garganta, com os olhos cheios de lágrimas, mas não pense que trata-se apenas de uma história triste. Lenni e Margot, nos levam a muitos momentos incríveis, daqueles que transbordam o coração de amor. Esta é uma leitura muito especial, com personagens intensos, fortes e cativantes.

            A escrita da autora além de emocionante e por vezes poética, flui muito bem. Com seus capítulos curtos, ela consegue nos fazer se apaixonar por seus personagens e por sua história. Se você gosta de livros que além de lágrimas te arrancam boas risadas, essa é uma ótima indicação para você. Até a próxima resenha.

Angélica Silva, 31 anos, jornalista e resenhista do Portal Estante da Josy. Apaixonada por livros, músicas, séries e filmes. Não necessariamente nesta ordem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.