Americanas compra Skoob, a rede social dos leitores

A aquisição, cujo valor não foi divulgado, possibilitará oferecer mais conteúdo aos clientes, além de ampliar o efeito de rede da varejista. Viviane Lordello informou que toda equipe será mantida e ampliada.

A Americanas S.A, holding dona das marcas Americanas, Americanas.com e Submarino, anunciou nesta quarta (15) que comprou o Skoob, maior plataforma digital de conteúdo para leitores do país, com mais de oito milhões de usuários. Segundo a Americanas, a operação faz parte de uma estratégia que visa oferecer melhor experiência de consumo omnichannel, engajando os clientes com ainda mais conteúdo e gerando efeito de rede.

"O Skoob soma conteúdo e conhecimento do universo literário para as nossas marcas, principalmente Americanas e Submarino, estimulando o engajamento dos clientes com informação qualificada a partir de recomendações relevantes de leitores frequentes. A consequência é o alcance de novos clientes e o aumento da recorrência de compras no nosso e-commerce - que já conta com mais de 49 milhões de clientes ativos -, expandindo o nosso alcance e beneficiando todo o ecossistema”, explicou Marcio Cruz, CEO da plataforma digital da Americanas S.A em comunicado enviado à imprensa.

A empresa não revelou o valor da transação.

Ao PublishNews, Viviane Lordello, cofundadora do Skoob, informou que toda a equipe será mantida e ainda ampliada. “Para os usuários não muda nada, ou melhor, muda… com o tempo vocês terão um Skoob muito melhor e com muito mais possibilidades”, disse. Ela ainda avalia que a compra da plataforma por uma empresa como a Americanas “em um país tão desprovido de incentivo a tudo que é relativo à cultura", demonstra o quanto a leitura e principalmente os leitores, são relevantes para eles e que a proposta foi aceita justamente porque a varejista se mostrou interessada em focar em melhorar a experiência dos “skoobers” – como são chamados os usuários da plataforma.

“Para resumir: sim, todos devemos comemorar muito a compra do Skoob pela Americanas, pois isso mostra que livros são importantes, que a leitura é importante e principalmente que nós (leitores), apesar de sozinhos em nossas leituras, somos muito importantes quando estamos juntos”, concluiu Lordello.

Lançado em 2009, o Skoob, considerado a rede social dos leitores, proporciona diversas experiências literárias com funcionalidades que incluem, por exemplo, uma biblioteca virtual que permite a organização de leituras atuais, concluídas e futuras, acesso a resenhas e avaliação de obras, além de interação entre leitores, editoras e autores. Os usuários da plataforma estão, majoritariamente, na faixa etária de 16 a 34 anos e já realizaram mais de 45 milhões de avaliações de obras literárias.

Além da compra do Skoob, a Americanas S.A já vem investindo no mercado literário, estando presente em Bienais do Livro e ajudando em projetos sociais com o Livros nas Praças.

Não é só a Americanas S.A. que está interessado no filão de livros. No ano passado, outra grande varejista, a Magazine Luiza, comprou a Estante Virtual – plataforma de marketplace de livros novos e usados que pertencia à Livraria Cultura desde 2017 – por R$ 31 milhões. 

*Matéria originalmente publicada no PublishNews.com.br

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.