Juntando os Pedaços – Jennifer Niven

 


Ano de publicação: 2016

Editora: Seguinte

Número de páginas: 392

 

Olá leitores, como estão? Hoje gostaria de dividir com vocês minhas impressões sobre o livro Juntando os Pedaços da autora Jennifer Niven. Este foi meu segundo livro dela, e exatamente como aconteceu com o primeiro, foi uma ótima experiência. 

Jack é um jovem que possui prosopagnosia, uma doença que o impede de fazer o reconhecimento do rosto das pessoas. Ao olhar para alguém ele vê os olhos, a boca o nariz, mas é incapaz de juntar todas essas partes e formar uma fisionomia. Sua maneira de identificar as pessoas é através de algumas características como o jeito de andar, de se vestir ou os cabelos. Esta tática é utilizada para diferenciar as pessoas mais próximas como amigos e familiares, afinal, ninguém sabe sobre sua condição. Ele é um dos garotos mais populares da escola e para esconder seus problemas, o jovem junto com alguns amigos é um dos maiores praticantes de bullying da escola.

Libby ficou afastada da escola por alguns anos, e agora é o momento de encarar todos os desafios do Ensino Médio. Tudo que a garota mais quer é fazer novos amigos, entrar para o grupo de dança da escola e quem sabe encontrar um namorado. A jovem ficou afastada dos estudos por anos, pois após a morte de sua mãe, ela começou a comer compulsivamente até o dia que teve que ser retirada com um guindaste de sua casa. Libby não quer mais ser conhecida por isso, tudo que deseja é deixar para trás toda essa história.

Após sofrer bullying por Jack e seus amigos, os dois vão parar na diretoria e esse que está longe de ser o recomeço ideal que Libby imaginou , é o início de uma aproximação que parece improvável. Afinal, o que o garoto popular e “perfeito” da escola poderia querer com ela?

Libby é uma personagem cativante, sem dúvidas muito da qualidade do livro se dá por ela e sua personalidade incrível. Seu amadurecimento é algo muito bonito de se acompanhar e toda sua luta para reconstruir os pedacinhos de si mesma que foram quebrados. Ela é uma garota linda, talentosa, inteligente que consegue seguir em frente e ser quem ela é, mesmo apesar dos olhares e comentários maldosos, uma personagem apaixonante.

Jack também é um ótimo exemplo que muitas vezes merecemos uma segunda chance de melhorar e que não tem como fugir para sempre de quem realmente somos.

Assim como acontece em outro livro, a autora aborda ótimos temas que devem ser discutidos, principalmente entre os jovens e também possibilita boas reflexões com o desenvolvimento de sua história.

Juntando os Pedaços é uma graça de livro daqueles que aquecem o coração e nos entregam personagens que ficaram em nossos pensamentos por muito tempo, mesmo após a conclusão da leitura.

Angélica Silva, 31 anos, jornalista e resenhista do Portal Estante da Josy. Apaixonada por livros, músicas, séries e filmes. Não necessariamente nesta ordem.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.