[Resenha] Querido Edward - Ann Napolitano


Querido Edward – Ann Napolitano

Lançamento pela editora: 2020

Páginas: 304

Editora: Paralela

Querido Edward da autora Ann Napolitano, foi o livro recebido pelo clube de assinaturas TAG Inéditos do mês de agosto. Posso dizer de antemão que foi uma grata surpresa, pois o livro é maravilhoso. Com uma carga de emoção gigante, a leitura também é carregada de superação e nos apresenta um personagem inesquecível.

Edward Adler, os pais e o irmão mais velho embarcam em um voo de Nova York para Los Angeles, junto com mais 183 passageiros. Algumas horas depois de decolar, o avião acaba caindo levado a óbito quase todas as pessoas. Todas menos uma: Edward. O menino de 12 anos foi o único sobrevivente.

Na narrativa podemos acompanhar pelas palavras do menino sua trajetória de dor, solidão e superação. O garoto precisa aprender a viver um mundo diferente de tudo que ele conheceu em seus curtos 12 anos de vida. Sem os pais e o irmão, ela acaba indo morar com os tios, cuja tia é irmã de sua mãe.

Edward tem a ajuda de sua vizinha Shay para começar sua recuperação, após passar um tempo internado. É nessa amizade que ele encontra forças para tentar seguir. Ele não entende como foi o escolhido para sobreviver a um acidente que as estatísticas alegam ser impossível alguém sobreviver.

Durante a história do livro podemos acompanhar em paralelo durante os capítulos, a narração de Edward sobre sua perspectiva do acidente e os acontecimentos que se sucederam antes da queda do avião. Somos apresentados às histórias de algumas das vítimas do trágico acidente, de como eram suas vidas, seus medos, seus sonhos, e de como elas se sentiram momentos antes de ter suas vidas encerradas. Isso torna a narração ainda mais emocionante e real.

É um livro com uma carga grande de emoções e sentimentos durante a leitura, pois apesar de ser fictícia, a autora buscou inspiração em histórias reais, como a do acidente de 2010 do voo 771 da Afriqiyah Airways, com um único sobrevivente, um garoto de nove anos dos Países Baixos.

É comovente ver através dos olhos de um menino de 12 anos, como ele luta para seguir com sua vida, mesmo apesar de toda a dor da perda e dos momentos que ele nunca vai esquecer, agora são parte dele. Ele acaba descobrindo cartas que são enviadas a ele desde o acidente, onde através delas, ele começa a se perguntar como é possível seguir em frente e encontrar sentido para seguir vivendo?

Essas e outras respostas, podemos acompanhar durante sua trajetória no decorrer da narrativa. É uma história inspiradora e cheia de reflexões e emoções que vamos descobrindo durante a leitura, muito disso graças à sensibilidade na escrita da autora em relação à temática difícil e emocionante. Livro Incrível!

“Querido Edward é a história de personagens inesquecíveis e de como pessoas salvam umas às outras de inúmeras maneiras – um retrato sensível e inspirador de um coração partido aprendendo a amar de novo”.



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.