[Resenha] Um lugar bem longe daqui – Delia Owens


Lançamento pela editora: 2019

Páginas: 336

Editora: Intrínseca

 

    Olá leitores, como estão? Hoje gostaria de dividir com vocês minhas considerações sobre o livro Um lugar bem longe daqui da autora Delia Owens. O livro foi recebido primeiramente pelo clube Intrínsecos (clube de assinatura da editora Intrínseca) e depois publicado pela editora em capa comercial (que, diga-se de passagem, está bem bonita).

    A história se passa em Barkley Cove e narra à história de Kya Clark, conhecida pelos moradores do lugar como “A menina do Brejo”, e que durante muitos anos, ouviu muitos boatos sobre ela serem espalhados.

    Kya aprendeu a se virar sozinha desde muito nova, sua família morava no brejo em condições de vida muito humildes. Seu pai era agressivo com ela, seus irmãos e sua mãe. Apesar das dificuldades, a menina sempre teve uma relação muito especial com a mãe.

    Um dia ela se vê perdendo a pessoa que mais ama. Sua mãe resolve ir embora e ela fica por dias esperando que Ma retorne. Porém não é isso que acontece, e a jovem acompanha seus irmãos pouco a pouco também indo embora. Quando ela percebe só restaram ela e o pai.

    Um dia seu pai também vai embora e a menina se vê sozinha junto com seu tão amado brejo. Tendo que se virar para sobreviver, ela encontra no comerciante local Pulinho e em sua esposa Mabel uma amizade sólida, carinho e muita ajuda.

    Por um longo período a menina tinha apenas as gaivotas como amigas e o pântano como seu único lar. Kya sempre foi uma menina muito inteligente, mas como nunca frequentou a escola, não sabe ler nem escrever.

    Um dia seu caminho se cruza com o do jovem Tate. A menina então vê a possibilidade de ter um amigo, alguém que talvez ajude a diminuir um pouco de sua solidão. O menino ensina Kya a ler e escrever e aos poucos e com o passar dos anos os sentimentos de ambos vão evoluindo para algo maior.

    Tate cresce e se vê preso em um dilema, ir para a faculdade e deixar Kya para trás ou ficar com a menina do brejo? Ele decide ir atrás dos seus sonhos e a jovem mais uma vez se vê abandonada.

    Só que Kya está crescendo e se tornando uma linda mulher, e isso, acaba atraindo outro jovem para sua vida. Chase um garoto que vive na cidade acaba se aproximando da jovem que apesar das mágoas passadas, permite que ele faça parte da sua vida.

   Alguns anos depois Chase aparece misteriosamente morto, e logo os fatos acabam apontando para Kya como a principal suspeita, mas será que a menina do brejo teve alguma coisa com o incidente?

    É importante ressaltar que a história alterna entre 1952 e 1970 e a narrativa é feita em capítulos alternando entre esse período. Conhecemos Kya ainda menina e acompanhamos seu crescimento até se tornar uma mulher.

    O livro traz uma história de coragem, resistência e aborda como as pessoas podem fazer julgamentos precipitados apenas baseados em como acham que as coisas são. Kya ouve inúmeros boatos sobre sua vida, mas poucas pessoas realmente dispostas a lhe estender a mão. Desde muito nova ela conhece o preconceito, apenas por viver com sua família no brejo, e escuta muitos boatos sobre si mesma serem espalhados entre os moradores.

    Gostei bastante da escrita da autora e apesar de ser uma história de superação, traz um leve suspense relacionado à morte de Chase, o que deu aquele toque a mais na história. O desenvolvimento também acontece de maneira muito fluida e consistente.

    Um lugar bem longe daqui teve uma crítica muito positiva e já está com seus direitos adquiridos para uma produção nos cinemas. 


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.