[Resenha] A princesa feiosa e o bobo sabido - Margaret Gray

Adicione ao skoob ❤ Compare e compre ❤
    “A princesa feiosa e o bobo sabido”; autora: Margaret Gray; editora: Seguinte; 173 páginas.
     No reino de Cuscuz há uma tradição de beleza. Todos são belos, principalmente os da realeza. As princesas quem nasciam sempre seguiam um padrão onde todas eram lindas, mas a terceira sempre superava as demais. Dessa forma, quando o rei e a rainha de Cuscuz tiveram a terceira filha, foi uma decepção terrível. Ela não era nada bonita. E ao crescer continuava nada bonita. Com cabelos curtos rebeldes, dentes salientes e sem nenhuma postura, Rosa quebrou a tradição, mas como era uma garota doce e muito inteligente, cativou a todos.
     Entretanto, sem possuir beleza, não poderia participar dos concursos de beleza que eram tão significativos para o reino. Apesar de toda essa importância, ela nunca teve interesse, até ver o príncipe que veio ao reino procurar a mulher mais bonita para ser sua esposa. Ela se encantou pelo rapaz, mesmo não o conhecendo bem e para conquista-lo, pediu intermédio de uma fada madrinha.

     Paralelo a isso, foi banida a sabedoria desse reino. O rei considerava os sábios pessoas esnobes e todos que encontrasse, seriam presos. Para identifica-los era fácil: todos eles usavam um óculos e barba comprida, além de terem um ar de superioridades. Porém, entre eles, havia um sábio ainda mais sábio que teve a humildade de se livrar dessas coisas que o caracterizavam e decidiu se infiltrar para reinstaurar a sabedoria naquele lugar. Mas de uma forma bem melhor. Ele gostaria de mostrar ao rei que nem todos os sábios eram assim.
“Uma pessoa realmente sábia nunca iria rir de alguém por ele ser diferente, nem diria que uma pergunta é estúpida só porque já conhece a resposta”.
     O ex sábio Gaspar conseguiu emprego no palácio como bobo, plantava bananeiras e fingia ignorância quando era questionado, mas quando estava sozinho, aproveitava para ser como ele realmente é e ler alguns livros. Em uma dessas ocasiões, ele foi pego pela princesa Rosa que, mesmo ele alegando que não sabia que o objeto era um livro e que achava ser um protetor de peito, ela não acreditou nele, mas também não o entregou, muito pelo contrário, se tornaram bons amigos.
     Após Rosa receber a ajuda da fada madrinha e ficar exuberante, ela conheceu finalmente o príncipe e percebeu também que ele era superficial e não valia a pena. Arrependida do que fez, ela precisa cumprir uma jornada para se livrar da promessa que fez de se casar com o príncipe e “viver feliz para sempre” com ele.
     Juntos, Rosa e Gaspar passam pelas missões que ambos precisam encarar para atingir o objetivo que cada um possui. Ela descobre lições valiosíssimas e Gaspar ensina outras tantas para todos ao redor.
Um conto de fadas contemporâneo, com o típico ensinamento no final. Uma história que conquista pela simplicidade e delicadeza, ao mesmo tempo que passa uma reflexão sobre humildade, aceitação e a verdadeira sabedoria, afinal, “a beleza está nos olhos de quem vê”.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.