[Mangá] Suicide Club - Usamaru Furuya

"Suicide Club"; autor: Usamaru Furuya; Editora New Pop; 165 páginas.
   Um grupo de garotas cometem suicídio coletivo em uma linha de trem, mas de todas, apenas uma sobreviveu. Ela, Saya, não entende porque não conseguiu morrer também, mas não fala sobre o assunto com ninguém.
     A história é contada pelo ponto de vista da melhor amiga de Saya, Kyoko, que esteve afastada dela por um grande período e agora já não a reconhece mais. Kyoko tinha arrumado um namorado, por isso Saya ficou um pouco de lado, encontrando assim a companhia de Mitsuko, uma garota de sorriso convidativo que logo acolheu Saya. Quando Kyoko terminou o relacionamento e tentou retomar a amizade com Saya, ela já não era mais a mesma, agora ela participava de um clube da Mitsuko e só sabia falar dessa garota.
   Logo depois esse movimento de suicídio coletivo acontece sendo coordenado por Mitsuko. Mas por algum motivo Saya não morreu junto.
“Ela chegou na gente com um sorriso gentil... E disse que éramos pra morrer todas juntas”.
    Saya é uma jovem que teve grandes problemas na infância e na adolescência. Ao conhecer Mitsuko aprendeu a externalizar essas dores ao se mutilar. E mais do que isso, ela passou a se prostituir.
     Uma pessoa no colégio tinha acesso a todas essas informações e fotos intímas de Saya. E é essa pessoa que Kyoko busca com o objetivo de salvar sua melhor amiga, já que pelo ritmo da situação, Saya poderá ser a próxima Mitsuko. Algo sobrenatural ronda esse “clube”, mas ninguém ainda tinha tido coragem para investigar. Quanto mais Mitsuko se envolve, mas difícil é voltar atrás.
     O mangá traz uma história bem pesada, com linguagem e ilustrações pesadas também. Um assunto bem sério retratado de forma delicada. Suicídio é um tema que ainda é muito tabu e o mangá apresenta essa situação de forma fantasiosa, mas que deixa a temática presente, a necessidade da discussão, de se por presente. A narrativa traz uma grande sensibilidade, impressiona e comove.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.