[Resenha] Cósmico - Frank Cottrell Boyce


Compare e compre ♥ Adicione ao skoob ♥
“Cósmico”; autor: Frank Cottrell Boyce; Editora Seguinte; 333 páginas.
     Liam é um garoto de 12 anos que é alto demais para idade que tem, além de também ter um pouco de barba. Por ter essa aparência madura, ele é constantemente confundido com um adulto. Isso era muito incômodo para ele, até que começou a tirar proveito dessa situação. Ele se juntou a uma amiga de escola e juntos conseguiram passear para locais que precisavam de um adulto como acompanhante, eles passaram a fingirem que eram “pai e filha”, mas perceberam que a brincadeira estava indo longe demais quando se viram dentro de um carro de luxo, preste a partir sem saber como fazer isso, mas foram tirados do veículo do último segundo pelo pai de Liam. Esse perigo deu por encerrada essa parceria dos dois.
   Até que surge uma oportunidade indispensável.
     O pai de Liam foi convidado para uma viagem inesquecível onde visitaria o maior parque de diversões de todos os tempos. Mas ele não acreditou na veracidade do prêmio e dispensou rapidamente. Mas Liam estava empolgado demais para desistir e então arriscou e realmente ganhou a viagem. Mas como sabia que o pai não concordaria, ele precisou assumir o papel de pai novamente e conseguiu convencer a amiga de entrar nessa aventura novamente, usando a estratégia de dizer que isso iria trazer fama. Florida era apaixonada por celebridades e o sonho dela era ser famosa. Diante da proposta, que iniciava com o trajeto sendo feito em uma limusine, ela não conseguiu recusar.
     O tal parque ficava na China, distante demais de onde viviam, mas a surpresa mesmo veio a seguir, não era um parque de diversões de verdade, era um local que fazia experimentos de viagens para o espaço e eles haviam sido selecionados exclusivamente para essa viagem. Mas antes precisariam passar por uma série de testes para estarem aptos a fazer essa viagem. Todas as crianças teriam essa experiência incrível, mas apenas um pai poderia estar junto, o que fez Liam se esforçar desesperadamente para conseguir esse lugar.
    Mas Liam é apenas uma criança, apesar de ter a aparência de um adulto e de frequentar a turma avançada, ele ainda é uma criança, que tem pensamentos infantis, que deseja se divertir e que não pensa muito sobre segurança e responsabilidade. Mas ao se ver ali no comando de uma situação, sendo o responsável de verdade por uma criança, um amadurecimento precisou ser adquirido por ele. Mas é claro que não seria deixado de lado a diversão. Dá pra ser adulto e um pouco criança ao mesmo tempo, não é?
     “Cósmico” é usada como uma expressão por ele para definir algo muito extraordinário, assim como a viagem que eles fazem para o espaço, com direito a uma paradinha na lua. O livro tem uma narrativa muito atrativa, com humor e referências. Possui muita base astrológica que é explorada e apresentada ao leitor. Com diversas referências reais e outras nem tanto, os personagens cativam por suas personalidades marcantes e pelo modo como enfrentam essa grande aventura, sem esquecer o aprendizado.
     Uma leitura leve, divertida e até mesmo informativa. Com ele você viaja pelo espaço sem sair do lugar e com companhias irreverentes.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.