[Resenha] Uma breve história do conhecimento - Charles Van Doren


Olá leitores, como estão? Hoje em minha resenha trago um livro que é puro conhecimento.
Uma breve história do conhecimento é do autor Charles Van Doren e foi lançado pela editora Casa da Palavra/ Leya em 2012. É um livro muito interessante  para quem busca entender um pouco sobre coisas importantes e irrelevantes que compõem nossa história e a história da humanidade.
Sinopse:
Charles Van Doren relaciona, de maneira concisa e envolvente, os pensamentos revolucionários dos grandes gênios e os fatos históricos mais marcantes da história mundial. O ideal grego de justiça e as condições político-sociais que desencadearam a invenção do método cientifico são alguns dos exemplos de como linhas de pensamento podem influenciar radicalmente a trajetória da humanidade.
Este livro reúne tudo que o homem já pensou, inventou, criou e aperfeiçoou. Com uma linguagem acessível, o autor traça o caminho da lógica humana desde as civilizações antigas do Egito e da Grécia até a cultura de tecnologia do século XXI, apresentando as teorias que revolucionaram a ciência, a arte e a filosofia e os gênios que existiam por trás delas: Buda, Einstein, Leonardo da Vinci, Shakespeare, Freud, Picasso, Aristóteles e muitos outros. Uma narrativa que mostra como grandes pensamentos podem moldar toda uma geração e, muitas vezes definir o rumo da história.

Esse livro possui 15 capítulos e 480 páginas se incluirmos o índice remissivo que finaliza o livro. Como a própria sinopse indica, essa leitura é para quem gosta de adquirir novos conhecimentos e tem curiosidade em saber sobre fatos históricos importantes e conhecer mais sobre alguns gênios que já fizeram parte de nossa história.
Um dos pontos altos é a maneira simples que o autor aborda as várias temáticas em sua obra, ou seja, muitos temas teriam tudo para serem apresentados ao leitor cheio de vocabulário complicado e palavras rebuscadas, mas não é isso que acontece, pelo contrário, o conteúdo pode ser absorvido por qualquer pessoa de maneira simples.
Entendo que essa leitura não agrada todas as pessoas, pois seu conteúdo é bem especifico e direto quanto ao que o autor se propõe a oferecer em sua obra.
Eu particularmente achei o livro incrível e muito interessante. E o autor faz uma divisão muito bem elaborada sobre os capítulos, além de cada capítulo ter tópicos que detalham melhor o assunto e separam para melhor compreensão do leitor.
A rotina na hora da leitura é bem clara em relação à proposta do autor para desenvolver os vários assuntos abordados no livro. Dentre os muitos temas estão às descobertas cientificas, o surgimento das religiões, a expansão da Europa, o surgimento da democracia entre outros.
Por hoje fico por aqui! Até a próxima resenha!


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.