[Resenha] Universo Alien - Don Lincoln

Olá leitores, como estão? Hoje trago um livro que me surpreendeu de maneira muito positiva. Confesso que não sou uma fã número um de histórias sobre alienígenas, mas assim que recebi esse livro fiquei bem tentada em realizar essa leitura.
Eu sempre gostei de ficção cientifica no geral, e esse é um dos temas que o livro trata. “Universo Alien – Se os extraterrestres existem... Cadê eles?” é do autor Don Lincoln e foi lançado pelo Grupo Editorial Pensamento, pelo selo da Cultrix.
Sinopse
Você já viu um disco voador? Acredita em casos de abdução por extraterrestres? Assim como o agente Fox Mulder, da série Arquivo x, também acredita numa conspiração governamental para esconder que há extraterrestres entre nós... e que a verdade está lá fora? E quanto aos milhares de planetas já descobertos pela astronomia moderna? Acredita que existe vida inteligente na vastidão do espaço cósmico? Tem curiosidade sobre esses assuntos, mas não tem paciência com jargões científicos? 
Em vez de descartar a possibilidade de haver vida alienígena inteligente, Don Lincoln, é cientista sênior do Fermilab, o principal laboratório de Física de partículas dos Estados Unidos, examina a imagem coletiva que a civilização ocidental faz dos Alienígenas, mostrando como nossa percepção dos extraterrestres evoluiu ao longo dos últimos 70 anos. Ele explora as ideias populares sobre esse assunto instigante na literatura, nos jornais, no cinema e nas séries de TV, sobre alienígenas, óvnis , contatos com extraterrestres, abduções e reprodução biológica entre espécies, e depois mergulha no que é cientificamente possível.


Esse livro é dividido em sete capítulos e tem um prólogo e um epílogo. A obra possui um vocabulário bem simples que facilita muito a compreensão do tema até mesmo para quem é “leigo” no assunto.
O que eu achei bem interessante no livro é a organização que o autor dispõe todo o vasto conteúdo que é apresentado ao leitor. Tudo está em ordem cronológica o que facilita a compreensão dos muitos dados que são apresentados.
Na obra o leitor encontrará muitas informações e histórias abrangendo os mistérios que envolvem o universo alienígena. Relatos sobre abduções e aparições, informações sobre filmes, séries e programas contornando a temática, são apenas alguns dos pontos abordados.
E claro, temos um conteúdo sobre Guerra nas Estrelas, afinal a saga foi um dos pioneiros a tratar sobre a vida em outros planetas. George Lucas trouxe em um período onde os efeitos especiais não eram tão utilizados e mal existiam uma qualidade cinematográfica muito grande.
Mas não é apenas sobre Star Wars que o autor trata. O conteúdo é muito grande o que torna a obra muito interessante. Uma das histórias mais curiosas se trata do famoso caso do programa de rádio Guerra dos Mundos, que em um dia normal de exibição no Halloween de 1938, o apresentador George Orson Wells, com 23 anos na época, começou a transmitir sobre uma invasão alienígena na Terra. Só que tudo se passava em 1939, ou seja, no futuro. Só que muitos não ouviram a introdução, logo acreditaram que se tratava de algo real.
Ao ler me lembrei de uma das aulas que tive na faculdade, onde o professor nos trouxe uma gravação desse programa. É incrível pensar como muitos realmente ficaram apavorados com essa possível invasão. Hoje sabemos que pelo menos 1,2 milhão de pessoas acreditou que se tratava de um fato real.
Outro ponto interessante é logo no início da leitura onde o autor trata de como esse universo alienígena é visto por nós. Como essa imagem de seres extraterrestres são moldados em nossa realidade muito por influência de filmes, séries e até mesmo de casos noticiados pela mídia.
Para quem curte cinema, o autor lista os filmes que abordam a vida alienígena como, por exemplo, O Dia em que Terra parou, de 1950, O Monstro do Ártico, de 1951, Marte – O Planeta Vermelho, de 1952, Os Invasores de Marte, de 1953, Planeta Proibido, de 1956, esses apenas da década de 50, e o autor também traz um tipo de sinopse sobre os filmes.
A lista segue com filmes bem conhecidos como Uma Odisseia no Espaço e Jornada nas Estrelas (Star Trek). E claro, a famosa série de TV Arquivo X, de 1993.
Muitos outros filmes são citados nessa primeira parte que discute o histórico da visão que a humanidade tem dos alienígenas.
Na segunda parte do livro a leitor encontra um pensamento moderno e cientifico que aborda a questão: Mas se nos encontrarmos com os alienígenas, como será? Ou seja, é abordado do ponto de vista cientifico sobre as formas de vida que já temos na Terra e as possibilidades de um possível contato alien.
É uma leitura muito agradável até para quem não é alucinado pelo tema. É um livro bem lúdico sobre a vida extraterrestre e aborda o tema em todas as suas vertentes. Recomendo para quem tem curiosidade sobre adquirir novos conhecimentos e para quem curte ficção cientifica, é claro.
Por hoje fico por aqui! Até a próxima resenha!

Universo alien

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.