[Resenha] Ainda não acabou - Janaina Soares

 
 “Ainda não acabou”; autora: Janaina Soares; editora: Gramma; 315 páginas.
Aperte o play e vamos a resenha ♥ (Música retirada da narrativa do livro)

     O livro começa apresentando um casal perfeito. Marcos e Dalila são completamente apaixonados, se conheceram em uma livraria e casam-se com pouco tempo de namoro. Os dois vivem um conto de fadas. Ricos, aproveitam a vida juntos viajando, participando de festas, enfim, em um muito luxo. Mas tudo isso acabou. Na verdade... Talvez tenha acabado.
     Marcos resolve se aventurar em um negócio de restaurantes alegando que sempre foi seu sonho. Dalila não concorda com essa decisão precipitada, mas prefere apoiar o marido. Marcos, por sua vez, entra de cabeça no negócio investindo todo o dinheiro que tinha, e quando acabou, começou a fazer empréstimos e até vender sua casa.
     Logo o casal se viu em um estado de pobreza que jamais esperavam passar. Marcos entrou em depressão e Dalila, que já havia sido pobre antes de conhecer Marcos, ficou em completo desespero. Ela não se casou por interesse, mas o fato é que a situação atual a deixava muito incomodada e como tinha sido por culpa do Marcos, ela acabou depositando toda a raiva nele e deixando seu amor sendo abafado.
     Com a situação ficando cada vez mais complicada, Dalila perdeu o sono, seu emprego e logo perderia sua preciosa reputação.
     Quando percebeu que não tinha mais o que fazer, ela decidiu aceitar a proposta de uma amiga: trabalhar em um prostíbulo. Os primeiros dias foram muito difíceis, mas logo que começou a ver o quanto de dinheiro que recebia, ela passou aceitar melhor essas condições. Seus planos eram conseguir dinheiro suficiente para melhorar a situação e quando arrumasse um emprego na sua profissão (professora) ela deixaria esse emprego. Mas vendo o quanto dinheiro ganhava, ela não conseguiu parar.
“Talvez seja isso mesmo, eu seja uma puta barata que traiu o marido em busca de dinheiro”.
     Estando com a vida mais estabilizada, o casal volta a se entender. Marcos volta a trabalhar, Dalila consegue um novo emprego em uma escola e está pronta para deixar sua vida dupla e voltar a viver “feliz para sempre” com seu marido. O problema é que ela não poderia esconder o que houve por muito tempo. Um de seus clientes a entrega para seu marido e ela é obrigada a deixar a casa e sua vida. Em meio a lágrimas, ela deixa sua casa e é surpreendida com um veículo vindo rapidamente em sua direção que a atinge.
     Após o acidente, Dalila fica em coma por algum tempo e quando acorda, ela não tem mais lembranças de toda a sua vida casada. Dessa forma, ela segue sua vida como se nada tivesse acontecido, sem lembrar de quem foi, o que fez e quem amou.
     Como possui um diploma que não poderá ser usado (já que não lembra de nada que estudou na faculdade), ela passa a trabalhar em uma livraria. E assim o conto de fadas se repete, no mesmo ambiente, cercada de livros. Um homem entra na loja, a vê, a admira. Mas ela não o conhece. Na verdade, não se lembra dele. Era Marcos. E estando ciente de que ela não se lembraria dele, ele decide reconquistá-la, como se fosse a primeira vez. Afinal, seria essa uma segunda chance do destino?
Só tem um problema: Não é a primeira vez. Eles possuem uma longa história juntos e é impossível que ele consiga esconder isso dela. Após tantos anos sem sua amada, Marcos percebeu que não pode viver sem Dalila e a perdoou pela traição (ele não sabe do prostíbulo, só sabe de uma traição. Mas agora ela também não se lembra de nada, então que diferença faz?). Mas será que Dalila o perdoaria por ele ter a abandonado no momento em que ela sofreu o acidente?
     Esse livro poderia ser usado como base para artigos ou trabalhos de pesquisas, sem dúvida. Os temas abordados e a forma como são tratados, são fatores que precisam ser exaltados. Fiquei impressionada com a delicadeza que o tema da prostituição foi desenvolvido. Como toda a sexualidade foi tratada, sem ser, em nenhum momento, uma coisa banal. A autora tem um cuidado imenso com as palavras e isso se reflete a cada capítulo.
     Para os amantes de um romance mais “hot”, esse livro supre perfeitamente esse interesse. Não tenho palavras para descrever o quanto fiquei surpresa com o desenvolvimento dessa história. Todas as questões são abordadas de forma impecável e é um romance difícil de largar depois que se inicia. A narrativa flui e os acontecimentos acontecem em um ritmo bacana.
     Conforme eu ia terminando de ler, eu ficava contando as páginas que faltavam e pensava “Não, não dá para ela esclarecer tudo só com essas últimas páginas, é impossível”. E realmente foi o que aconteceu. O final do livro não tem um desfecho formado, o que nos deixa pensando que “ainda não acabou”. Pesquisando mais sobre o livro fiquei sabendo que se trata de uma trilogia e já estou aqui ansiosa pelas continuações!
     Desculpem pela resenha enorme, sei que não é do meu feitio. Mas, como disse anteriormente, o conteúdo desse livro daria um trabalho de pesquisa incrível e poderia ficar falando sobre ele por horas. Então façam o favor de lê-lo para que possamos abrir um grupo de debate, ok? Espero que vocês tenham tido paciência de ler tudinho.
     Beijos!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.