[Resenha] Sua resposta vale um bilhão - Vikas Swarup

Resultado de imagem para sua resposta vale um bilhãoOlá leitores? Tudo bem? Hoje em minha resenha vou falar de um livro que está na lista dos meus favoritos. “Sua resposta vale um bilhão” é do autor Vikas Swarup, e foi lançado pela editora Companhia das Letras, em 2009 e tem 343 páginas.

Sinopse

“Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível”.



Esse livro é tão maravilhoso que não sei por onde começar. A história central acontece com o personagem Ram Mohammad Thomas, que tem 18 anos e trabalha como garçom em um restaurante bem simples. O jovem aparentemente leva uma vida bem calma, até ganhar o prêmio máximo de um famoso programa de TV, sobre perguntas e respostas, no valor de um bilhão de rúpias.
E neste momento que sua vida começa a mudar de uma maneira que o jovem jamais poderia imaginar. Ele não consegue receber seu prêmio, pois é acusado de fraude pelos produtores. Afinal, como um jovem sem praticamente nenhum estudo, poderia conseguir resolver perguntas tão complexas, e levar um prêmio que ninguém nunca tinha ganhado?
É quando começamos a conhecer a história desse jovem, e como ele conseguiu responder todas as perguntas. Para quase todas as pergunta respondidas corretamente, uma lembrança é apresentada ao leitor, para justificar seu acerto.
Na cadeia, e sofrendo vários tipos de tortura, o jovem acaba se deparando com um anjo da guarda: Smita Shah. Ela é uma jovem advogada que fica sabendo do caso pela imprensa local e então resolve ajuda-lo a provar sua inocência. Ele então conta toda a sua versão da história e como chegou até aquela situação.
Com isso, afirmo de antemão que é impossível não se apaixonar por este personagem e por suas histórias simplesmente sensacionais.
O livro é muito mais que uma simples história de um jovem órfão e pobre que vive na índia. O que encontramos na obra é uma narrativa muito envolvente sobre a realidade de um país. Suas peculiaridades, seus problemas sociais, enfim o leitor é transportado para a realidade de Ram e todas as suas aventuras.
E não é apenas a história de Ram que é contada. O leitor conhece vários novos enredos de outros personagens que acabam cruzando com a vida do indiano. É um livro que ganha o leitor pela emoção e pela intensidade de seu principal personagem.
É um livro daqueles que se lê e nunca mais se esquece. Ram é um daqueles personagens que ficam guardados em um lugar muito especial em nosso coração.
E para quem curte adaptações cinematográficas, saibam que a versão do livro nas telonas não deixa em nada a desejar a obra de Vikas. Com um título diferente “Quem Quer Ser Um Milionário”, ganhou o Oscar em 2009 como melhor filme.  Com direção de Danny Boyle e no papel de Jamal Malik (sim, alguns nomes são trocados do livro para o filme) o ator Dev Patel, também recebeu muitos elogios por sua atuação.
O filme foi muito bem recebido pela crítica, e como citei acima, é muito fiel ao livro. Claro que alguns detalhes acabam passando, pois no cinema a adaptação tem tempo determinado, logo esses pequenos detalhes não comprometem o ótimo trabalho do diretor Danny.
Bom, por hoje fico por aqui! Até a próxima semana!



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.