[Resenha] Onde fica o para sempre - Mayra Carvalho

     “Onde fica o para sempre”; autora: Mayra Carvalho; editora: Drago Editorial; 223 páginas.
     O romance sobrenatural é protagonizado por Olívia, uma jovem que inicia o livro com uma grande perda: seu tão amado namorado, Daniel, um jovem bonito e amável, que sofreu um grave acidente  de moto que o leva a falecer. Com essa tragédia, Olivia fica inconsolável. Não quer mais sair do quarto, não tem mais vontade de viver.
   Por sorte, a garota está rodeada de pessoas que a ama (família e amigos) e não permitem que ela entre em depressão.  A apoiam e a instigam a seguir em frente.
“Livi, quanto mais tempo demoramos a aceitar uma verdade imutável, mais tempo demoramos a retomar as rédeas de nossa própria vida”.
     Determinada seguir sua vida, Olívia vai até a casa de seu falecido namorado e de lá sai com o violão e o Ipod que pertenciam a ele. E mais do que isso, com uma forte lembrança, pois enquanto estava no quarto do garoto, ele apareceu para ela e, sem falar uma palavra, se foi.

     Depois desse ocorrido, as visitas de Daniel passaram a acontecer com mais frequência e o que seria reconfortante, acabou sendo assustador. 
    Olívia seguiu sua vida e foi para a faculdade de Letras, conforme os seus planos anteriores que antes continham Daniel. Lá ela acaba encontrando novos amigos e um garoto perfeito para um novo amor. Mas aparentemente Daniel não concorda com isso. O problema é que Daniel não consegue ser claro e por isso ela não consegue entender o porquê dele não ter seguido em diante também. Várias mensagens foram proferidas dizendo para ela se afastar do garoto que conheceu e isso a incomodou muito. Mas outra mensagem a intriga:"Salve-a".  
      Conforme sua relação vai ficando mais próxima com Vinícius (o rapaz que ela conheceu no Campus da faculdade), Daniel se torna mais presente e ela fica ainda mais desesperada para conseguir decifrar o que está acontecendo com ela. Daniel sempre foi amoroso, por que iria querer machucá-la agora? 
   O livro contém uma narração bem simples e real. Como se as cenas descritas estivessem acontecendo bem ali ao seu lado. É muito fácil de se identificar com os personagens, de se imaginar entre eles. Olívia é muito apaixonada por leitura e isso me aproximou ainda mais dela, por compartilhar dessa mesma paixão. E Vinícius (que teve o nome em homenagem ao poeta Vinícius de Moraes) também divide esse interesse, o que me deixou apaixonada por ele! Ah, Daniel também tinha paixão pelas palavras, mas as convertia em música. Os personagens desse livro roubaram meu coração. 
     Não acho que seria certo dizer que é um livro sobre superação - apesar da personagem amadurecer e se tornar mais forte durante a narrativa - mas sim sobre amor e suas variáveis. Sobre as diferentes formas de amar. Sobre a força do amor e até onde ele pode chegar. E também sobre eternidade. Afinal, o que é a eternidade do "Para sempre" se não uma promessa bem cumprida? 
“-Ta bom... você venceu. Eu prometo. 
-Você não vai se arrepender... ou talvez se arrependa. 
-Agora você me deixou preocupada... Eu desprometo... 
-Nananinanão... Uma vez prometido não tem volta...”
    No início do livro contém uma cena muito curiosa que eu fiquei durante toda a leitura tentando relacionar com o presente da história e no final tudo é esclarecido de uma forma comovente. Mesmo sendo uma história com várias dores, a obra é tão doce e tão tocante que em alguns momentos me senti abraçada como se eu fosse a própria personagem. 

Vocês já sabem como eu amo criar playlists para os livros, né? Eu acho que pelas músicas que foram citadas durante o livro, vocês podem conhecer ainda mais da história, então, aí vai:

Playlist:
Meu novo mundo - Charlie Brown Jr.
Sei lá... A vida tem sempre razão - Vinícius de Moraes e Toquinho
Garotos - Leoni
A lenda - Sandy & Junior


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.