[Resenha] S. - J. J. Abrams e Doug Dorst

Resultado de imagem para s jj abramsOlá leitores! Como estão? Hoje divido com vocês a resenha de um livro que gostei muito. “S.” de J.J. Abrams e Doug Dorst é um livro diferente. Lançado pela editora Intrínseca, o livro esteticamente é muito bonito e interessante.
São dois livros em um só. O Navio de Teseu narra à história de um personagem chamado S, e o livro S. narra à história de dois jovens leitores Jennifer e Eric. Não entendeu nada rsrsrs? Calma, vou explicar por partes!
Bom como são duas histórias paralelas existem algumas maneiras de ler a obra. Obra esta que tem muitos detalhes. Logo, o leitor precisa estar atento para não perder nenhum ponto importante da história.
Eu optei pelo caminho de leitura mais complicado, li às duas histórias de maneira simultânea. O livro O Navio de Teseu, como eu já disse anteriormente, narra a história de S. Um misterioso personagem que tem um passado desconhecido é perseguido e sequestrado e levado a um navio esquisito com uma tripulação apavorante. Ele então passa a viver perigosamente correndo muitos riscos. S. não sabe quem é, nem de onde veio. E no meio desta busca sobre sua identidade ele também tem que descobrir como sobreviver.

Só que nesse livro, em suas margens mais precisamente falando, tem outra história. Eric Husch é estudante de pós- graduação, e fã e estudioso do autor V. M Straka, que é o autor do livro O Navio de Teseu. O estudante acredita que por traz das páginas do livro existem muitas respostas sobre o misterioso autor.
Jennifeer Heyward é uma estudante de graduação que está prestes a desistir da vida acadêmica e tem muitas dúvidas sobre questões pessoais e profissionais. A jovem acaba pegando o livro na biblioteca e fica encantada com as anotações de um estranho nas margens do livro, e então resolve começar a respondê-lo. Assim começa um diálogo que percorre todas as páginas do livro.
Ambos são fascinados pela vida do misterioso autor que usa um pseudônimo para proteger sua vida e a integridade de sua obra. Existem muitas teorias sobre sua verdadeira personalidade, entre elas que ele era um homem comum, um ser sobrenatural, ou algum escritor famoso entre outras possibilidades. Existe apenas uma pessoa que poderia conhecê-lo: o enigmático tradutor de seus livros, F.X. Caldeira.
Os dois jovens mergulham de cabeça nesse mistério e assim começam a se conhecer melhor através de suas anotações. Jen e Erick usam o livro para se comunicar e tentar resolver essa história emocionante.
Essas são as duas histórias principais dessa experiência literária sensacional!
Agora me deixe falar sobre a edição FABULOSA da Intrínseca!
É um dos livros mais belos que possuo esteticamente. Os detalhes dessa edição foram cuidados com tanta atenção que deixam de boca aberta até os leitores que não são ligados a essa preocupação nos livros.
O Navio de Teseu tem todos os detalhes de um livro que pertence realmente a uma biblioteca. Os dados de quem o emprestou, o cheiro do livro, as páginas amareladas, enfim tudo é um primor.
O Navio de Teseu vem dentro de uma espécie de sobre capa com os dados da obra S. e do que o autor encontrará no livro.
E tem mais, no meio do livro existem muitas informações inclusas sobre a história. Fotos, mapas, cartas, enfim muitas coisas extras sobre a história, e sobre os jovens estudantes, tornando a edição ainda mais perfeita.
Bom não me resta outra palavra para esse livro do que: SENSACIONAL!
Gostei de tudo! Da história de S., da história dos jovens Jen e Erick e da edição. Essa foi à leitura mais diferente que já fiz. E não tem uma maneira certa de fazê-la, fica a escolha do leitor. Acredito que cada tipo de leitura deve provocar ao leitor uma experiência literária diferente!
Eu super indico esse livro para quem gosta de histórias misteriosas e que permitem ao leitor mergulhar nas páginas de J.J.Abrams e Doug Dorst, e claro de S., Straka, Jen e Erick.
Bom, por hoje fico por aqui! Espero que gostem e até a próxima!










27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.