[Resenha] Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Resultado de imagem para Admirável MundoOlá queridos leitores do blog Estante da Josy, tudo bem? Hoje divido com vocês a resenha de um livro que apesar de ser um clássico, o li há pouco tempo.
Admirável Mundo Novo é do autor Aldous Huxley e foi escrita em 1931, e é uma daquelas obras que se passam no futuro. Distópica e futurista, o leitor custa a acreditar que foi escrita há tanto tempo.
Nesta obra somos transportados a um futuro onde os humanos não nascem mais, e sim são cultivados. Os laboratórios servem para criar os humanos em proveta, onde eles podem facilmente serem clonados. Toda a sociedade está condicionada a viver de acordo com suas castas.
Sentimentos como tristeza, medo, insegurança e infelicidade simplesmente não existem. Todos parecem ser intensamente felizes. Caso algo possa os aborrecer, tudo pode ser facilmente solucionado com algumas gramas de Soma, uma espécie de droga, que os faz se sentir bem e ficar alienado aos seus próprios conflitos.

Neste mundo as mulheres são submetidas a métodos de contracepção para não engravidarem. Nesta sociedade o passado não importa apenas o presente. Ou seja, as pessoas que compõem essa sociedade futurista não são donos de seus sentimentos, pois é proibido viver em um mundo que não seja perfeito. A felicidade deve predominar e qualquer coisa diferente é resolvida com Soma.
O pudor não existe de nenhuma maneira, pois o lema é “Cada um pertence a todos”, sendo assim todos são livres para ter suas relações com outros sem nenhuma censura.
Confesso que minha primeira impressão ao ler o livro foi de que não seria possível algo tão moderno, distópico ter sido escrito em uma época onde os avanços tecnológicos não eram tão divulgados como atualmente? Huxley consegue colocar na cabeça do leitor questionamentos reais sobre esse mundo e como seria o funcionamento dessa sociedade.
Como outros clássicos conhecidos que tratam temas futuristas, o leitor é transportado para essa realidade que intriga, e choca ao mesmo tempo, pois revela as faces diversas que se apresentam no homem em seu poder de controle.
Se você já leu Laranja Mecânica, outra obra sobre o futuro, e gostou, certamente deveria ler Admirável Mundo Novo, e se permitir conhecer essa obra que eu considero uma leitura muito interessante.
Bom pessoal por hoje é só! Até a próxima resenha! ☺

“E é aí – disse sentenciosamente o Diretor, à guisa de contribuição ao que estava a ser dito – que está o segredo da felicidade e da virtude: gostar daquilo que se é obrigado a fazer. Tal é o fim de todo o condicionamento: fazer as pessoas apreciarem o destino social a que não podem escapar”.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.