[Resenha] O maior presente do mundo - Og Mandino e Buddy Kaye

Olá leitores queridos, hoje trago para vocês uma resenha de um livro que sou totalmente apaixonada!
Resultado de imagem para o maior presente do mundo livro
Muitos de vocês nunca devem ter ouvido falar desse livro, já que ele não é muito “famoso”. O maior presente do mundo é do autor Og Mandino e Buddy Kaye, foi escrito em 1978 e foi lançado pela editora Record.

Uma história de abnegação, para ser lembrada, e guardada como uma bela recordação.
Tulo Mattis é um garoto lapão que vive nas áridas e geladas terras no norte da Europa, a Lapônia. Com sua irmã Janna, seu pai Pedar Mattis e sua mãe Inga ele leva uma vida difícil, simples, mas feliz. O garoto tem um dom muito especial, a escrita. Tulo escreve poemas e histórias como o professor da Vila nunca tinha visto entre suas crianças.
“O Sr. Nobis mandou-me um livro de frases criteriosas. Na página 9, ele fez um circulo com lápis vermelho em toeno de uma dessas frases, de Sêneca, que dizia: Não há nada tão admirado no mundo quanto um homem que sabe enfrentar a adversidade com coragem. Eu gostaria de poder conversar com Sêneca, mas sei que ele está morto há muito e muito tempo.”pág 37
Quando tudo parecia calmo na vida da família Mattis uma tragédia se abala sobre eles. Isso faz com que o jovem perca a esperança em si mesmo e fique em imensa tristeza.
Uma tempestade de neve promete tornar tudo mais difícil. Seriam dias em que tudo se-ria uma imensa escuridão e o povo da aldeia não estava preparado para essa difícil passagem.
Tulo então tem um sonho. Nesse sonho ele construía uma pipa, a maior pipa do mundo, e com ela ele conseguiria capturar uma estrela.
Ah se os milagres acontecessem... Mas nesse livro e nesta história os milagres servem para aquecer nosso coração, e Tulo não seria esquecido...
Tulo com a ajuda das crianças da aldeia consegue capturar sua estrela. Ele a coloca em uma árvore. Mais a estrela de Tulo não apenas ilumina a aldeia como conseguia falar com o garoto. A estrela tinha um nome. Acabar veio à aldeia não só para iluminar, mas também para dar um presente especial.
“Tulo, você vive num mundo repleto de pessoas formulando desculpas por seu fracasso, porque é sempre mais fácil desistir do que continuar tentando. Não posso permitir que você caminhe por essa trilha de desespero. Vim até aqui para ajudá-lo a viver em paz consigo mesmo, a fim de que possa realizar seu destino com orgulho e o coração satis-feito. E é o que fará..... se prestar atenção às minhas palavras e também tirar bom pro-veito do meu presente.”pág 68
Mas a ganância dos membros da aldeia acabou por destruir a estrela. Tulo não iria desistir tão facilmente. Mas será que um milagre aconteceria novamente em Kalvala?
Foi então que Tulo conseguiu fazer outra pipa e capturar a estrela Lirra. E antes que a ganância destruísse sua outra estrela, Lirra decidiu dar lhe o presente que Acabar tinha prometido. “Credenda” são algumas palavras. Palavras preciosas e mágicas que podem transformar pessoas com sua força. Tulo escrevia todos os acontecimentos em seu diário e não foi diferente com a Credenda.
Tulo resolve libertar sua estrela e é ai que algo incrível acontece...
O final desse livro trás uma mensagem terna de bondade. Apesar da gélida Lapônia o coração do jovem Tulo sempre foi quente e cheio de amor.
Não contarei o final dessa linda história para não estragar as expectativas de quem ainda não teve a sorte de ler esse livro que é simplesmente mágico.
Não se trata de uma história infantil, seu significado só pode ser entendido se sentido com o coração. Indico essa leitura e confesso que divido com vocês um dos meus livros favoritos.
Esperam que leiam e consigam sentir toda ternura, esperança e amor que sinto por essas palavras.
Boa leitura a todos e até a próxima!


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Um comentário:

  1. Não é comum encontrar pessoas que conheçam as obras do OG Mandino, além do primeiro livro sobre vendas. Conheci as obras do autor na adolescência, pegando livros emprestados na biblioteca pública. Agora tento adquirir os livros, mas não é fácil. Parece que pararam de imprimir tiragens dessas obras de arte. Encontrei alguns, mas este não está disponível. Recomendo, caso não conheça, O Maior Milagre do Mundo. Você vai se apaixonar e se emocionar após conhecer o apanhador de papeis. É o livro mais incrível que já li. Tinha um exemplar novo pela Amazon, mas não comprei no dia que vi, e agora está esgotado em toda parte. Gostei do seu blog. Sucesso e tenha um fim de semana maravilhoso e repleto de boas leituras ;) abraços

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.