Skoob comunica que teve sua base de dados roubada por outro aplicativo de leitores


Ontem, por volta das 19h, o Skoob, plataforma especializada em leitores, confirmou em sua página nas redes sociais o roubo de informações de seu banco de dados.
“Comunicamos aos nossos usuários e participantes do site que recebemos diversas denúncias de furto de dados feito em nosso site por um certo aplicativo literário.
Sim, a denúncia se confirma.”
Apesar do Skoob não ter divulgado qual seria o “certo aplicativo literário”, logo foi descoberto após o Skoob tomar uma providência de segurança. Os usuários do aplicativo “Cabeceira” que acessaram o mesmo poucas horas após o comunicado do Skoob se depararam com uma situação inusitada, no lugar das capas dos livros, havia a seguinte mensagem:



Após se tornar público, os desenvolvedores retiraram o aplicativo do ar por algumas horas e corrigiram os dados, retirando todas as imagens de propriedade do Skoob.

Skoob X Cabeceira
O aplicativo do Skoob acabou de passar por uma atualização e voltou recentemente ao Play Store após um longo tempo de “sumiço”. Esse tempo em que esteve afastado, fez com que vários leitores migrassem para outros aplicativos de leitura e o Cabeceira liderava entre eles por ter uma proposta parecida e ter o diferencial de ter uma interface mais leve.  

O Skoob anunciou ainda na nota que divulgou que os dados roubados seriam referentes a capas, sinopses e avaliações, já os dados pessoais dos usuários permaneciam protegidos. Informaram ainda que tomarão medidas cabíveis ao caso.

O Cabeceira, lançado em novembro de 2019, é um aplicativo voltado para os leitores acompanharem seu processo de leitura. A plataforma foi criada pela “TAG – Experiências Literárias”, o clube de assinatura de livros que promete levar aos leitores em suas caixinhas um livro inédito e mais alguns mimos. Eles ficaram bem famosos no último ano por trazerem de volta a experiência de um clube de assinatura literário, mas agora, com a repercussão negativa, aguardamos o pronunciamento da empresa.

O Skoob, referência na vida dos leitores mais adeptos, foi lançado em 2011 e seu aplicativo, lançado em 2015 já possui mais de 500 mil downloads. O cabeceira, lançado mais recentemente, possui mais de 100 mil downloads.


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.