[Resenha] Volte para mim - Paola Aleksandra


Resenha: Volte Para Mim
Autor (a): Paola Aleksandra
Editora: Planeta
Número de Páginas: 300

Olá, leitores! Hoje vou falar um pouco sobre “Volte Para Mim”, um romance de época com os clichês que a gente tanto adora, mas que não se sustenta apenas nas idas e vindas do casal principal, pelo contrário, a história vai muito além disso.

A trama acompanha a jornada de Brianna Hamilton, filha de um duque, a jovem cresceu em um lar amoroso ao lado dos pais e da irmã mais nova. Aos dezesseis anos, quando descobriu detalhes sobre sua história e, principalmente sobre o que guardava o seu futuro, ela decidiu que ninguém poderia controlar suas escolhas e partiu em busca da mulher que desejava se tornar de acordo com o que acreditava.

Contudo, ao ir embora para as terras altas da Escócia, local onde estão fincadas as raízes de sua família materna e que foi palco das aventuras narradas por sua mãe desde que Brianna era criança, ela precisou deixar para trás as pessoas que tanto amava, seu lar, a vida com a qual estava acostumada e seu melhor amigo e primeiro amor, Desmond.

Anos mais tarde, uma triste notícia a faz regressar. Quando chega, Brianna encontra sua família rachada e os sentimentos conflitantes entre a felicidade que encontrou nos campos verdes escoceses e o arrependimento pelas escolhas que a levaram até lá são inevitáveis. Além disso, superar os anos de afastamento e decisões equivocadas que a separaram de Desmond, não será uma tarefa fácil.

A cronologia é alternada entre passado e presente e, conforme a leitura avança, vamos compreendendo o que levou Brianna e Desmond (em especial) a se desencontrarem tantas vezes em meio a relação conturbada que têm. Sem contar o talento de ambos em tirar conclusões precipitadas! A sensação é de que o enredo fica mais complexo a cada capitulo. Aliás, falando neles, cada um começa com o trecho de uma carta, um detalhe que parece simples, mas que nos aproxima dos personagens e os torna quase reais.

Geralmente, nós conhecemos a obra e em seguida passamos a admirar o autor, mas nesse caso começamos de trás para frente. Já acompanhava a Paola pelas redes sociais e quando tive a chance comprar “Volte Para Mim”, não pensei duas vezes. Tinha altas expectativas e, felizmente, elas foram atendidas com uma história repleta de personagens cheios de camadas que vamos desvendando pouco a pouco ao longo das páginas. Apesar de ser a sua estreia como autora, a impressão é de que Paola já faz isso há bastante tempo pela forma como descreve lugares que são tão distantes para nós e também por sua escrita cativante.

 “Volte Para Mim” é um livro sobre perdão, liberdade, recomeços e, acima de tudo, amor. Com uma protagonista forte e destemida, a história se equilibra entre momentos divertidos e de alta carga dramática, sendo praticamente impossível não se apaixonar pela família Hamilton e por Desmond e seus irmãos (incluindo Pie!).

Se você, assim como eu, adora um bom romance de época, já o coloque em sua meta de leituras!

“Vivi anos incríveis, mas com o passar do tempo a saudade virou um peso que não estava mais disposta a carregar. Eu queria estar aqui, então voltei”. p.75
“Todos carregamos culpas e ressentimentos. Quando alimentamos a dor, ela cresce, nubla nossa visão e torna nossos dias mais e mais solitários. Mas quando aliviamos o fardo, seja perdoando o passado ou compartilhando nossos medos com alguém que amamos, a vida fica mais leve. Os problemas, as dores e as mágoas sempre existirão. Assim como a nossa capacidade de superar as dificuldades da vida e seguir em frente”. p.167
“Quando amamos alguém compreendemos que a felicidade do outro também é a nossa. Eu sabia que sofreria as consequências da separação de hoje, assim como nutria a certeza de que me alegraria com cada uma de suas conquistas. Até porque o amor é somatório, não excludente”. p.232




27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Quero muito conhecer a escrita da Paola. Confesso que não tenho o hábito de ler romances de época, mas o livro parece ser bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem!
      Até agora esse foi o único livro dela que eu li, mas o segundo já está na lista de desejados, ela escreve muito bem. Sou suspeita para falar, porque adoro romances, mas esse pode ser um bom começo para conhecer esse universo.

      Excluir
  2. Muito legal, amo histórias que envolvem perdão, faz a gente refletir.
    Gostei muito, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada!!!
    Esse livro deixa a gente exatamente assim, pensativa e reavaliando algumas coisas :)
    Beijos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.