[Resenha] Shift - Em Bailey || Metamorfos que sugam personalidade


"Shift"; Autora: Em Bailey; Editora: Onyria; 289 páginas. 

Olive Corbett passou um tempo no hospital se recuperando de um acidente, uma tentativa de suicídio. Antes disso, ela era linda, divertida, popular e melhor amiga de Katie. Após seu retorno, tudo isso mudou. Ela já não se reconhecia. A amizade com Katie não fazia mais sentido e ser popular para ela era a maior falsidade.

Então ela adotou um novo estilo de vida: discreto. E também uma nova melhor amiga: Ami. Dessa forma, se esquivar de todos os problemas se tornou rotina. Mas ela não era a única “aluna nova” por ali. Miranda, uma garota estranha, tinha acabado de se transferir para a escola. Um boato dizia que ela havia matado os próprios pais.

Apesar da aparência curiosa de Miranda, ela não despertou muita atenção de Olive a princípio. Mas não tinha como continuar ignorando quando ela percebeu uma aproximação repentina de Miranda à Katie. Miranda começou imitando a fita no pulso, ação que causou irritação em Katie. Mas pouco tempo depois, as duas estavam próximas e Katie já emprestava todas suas coisas para Miranda.

Olive começou a suspeitar. O fato de Miranda estar surrupiando as coisas de Katie e pouco a pouco se tornando uma cópia da garota foi apenas o estopim para que Olive começasse a procurar explicações. Miranda chegou ao colégio com uma pele translúcida, parecia que estava se decompondo e seus olhos eram espelhados. Depois de se tornar melhor amiga de Katie, ela parecia nutrir de muita saúde, toda aquela aparência doentia foi substituída, no entanto, quem parecia estar adoecendo aos poucos era Katie.

Após algumas pesquisas, a internet apresentou a Olive um resultado: metamorfa! Mas essa explicação não foi convincente para todos e Olive, que já não tinha tanta credibilidade por causa do incidente, quase teve de retornar ao hospital. Suas medicações foram intensificadas e ela precisou se convencer de que era maluquice.

Pouco tempo depois, Katie definha até a morte e as desconfianças de Olive se afloram novamente. Mas ela prometeu dar um voto de confiança a Miranda e foi por isso que quando Miranda a convidou para o show da banda que ela mais ama, ela não teve como dizer não. Sem saber que estava sendo apenas substituída por Katie.

O início do livro não desperta muita atenção, mas ela é logo fisgada quando Olive começa a amadurecer na história. Quanto mais conhecemos da história dela, mais nos sentimos próximos e mais curiosos ficamos em saber se ela será capaz de enfrentar os monstros em sua cabeça.

A questão do metamorfismo é o que causa um diferencial muito interessante. Ao contrário dos metamorfose aos quais estamos acostumados, a da história não rouba a aparência (pelo menos não o físico), ela se apossa da personalidade e do espírito da pessoa. Ela consome a vitalidade e se torna cada vez mais poderosa. É difícil resistir a ela. É manipuladora e sabe muito bem o que está fazendo.

Questões psicológicas são constantemente trabalhadas no decorrer da trama entre seus personagens, principalmente na protagonista, que encara conflitos mentais desde muito nova. Quanto mais sentimentos novos aparecem, mais fica difícil para ela administrar. Olive é precisa proteger aqueles que amam, mas antes disso tem que aprender a se proteger de si mesma.

O tema é algo atual. Tanto as questões psicológicas quanto a questão de “roubo de identidade” e essas duas questões unidas renderam uma história maravilhosa!
Já imaginou ter alguém se aproximando de você pra ser você?


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.