[Resenha] A pequena livraria dos sonhos - Jenny Colgan

Compre ❤ Adicione ao skoob ❤
Resenha: A Pequena Livraria dos Sonhos
Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 300

     “A Pequena Livraria dos Sonhos” é, acima de tudo, uma história sobre recomeços e amadurecimento. No romance, acompanhamos a divertida Nina, uma voraz leitora que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando a biblioteca pública na qual trabalha sofre uma repaginada e é transformada em um centro de mídia.
    Sem conseguir se adaptar, ela acaba perdendo o emprego e, já que tinha uma quantidade absurda de livros entupindo a casa que dividia com sua amiga, Nina toma uma decisão drástica e decide perseguir o seu maior e mais antigo sonho, ter a sua própria livraria e poder indicar a obra perfeita para cada pessoa. Mas como? E, principalmente, onde?
     O anúncio da venda de uma vã a faz parar na Escócia, mais precisamente na cidadezinha de Kirrinfief. Nesse lugar bem pequeno, cercado por uma natureza exuberante e ao qual a pressa dos grandes centros urbanos não alcança, Nina encontra mais do que o local ideal para recomeçar a escrever a sua própria história, ela encontra um lar.
“Ficou com o olhar perdido no horizonte enquanto tentava pensar, com seriedade e sinceridade, na própria vida: lá em cima , onde tudo era mais claro e era mais fácil respirar, ela não estava cercada de um milhão de pessoas cheias de pressa, correndo, puxando, empurrando, berrando ou conquistando coisas que eram prontamente postadas no Facebook ou no Instagram, fazendo com que todas as outras pessoas se sentissem incapazes.” (p. 47)
     Infelizmente, o processo de amadurecer não é fácil e nem rápido, mas para Nina, a situação é um pouquinho mais complicada, afinal é difícil admitir que a vida, na maioria das vezes, não se desenrola como nos livros, em especial quando o assunto é romance. As expectativas criadas durante uma vida inteira de leitura sobre casais apaixonados levam a nossa protagonista a esperar grandes gestos e declarações, mas aos poucos ela percebe que há mais carinho em pequenas ações na rotina diária do que em piqueniques sob a luz do luar.
     Com escrita fluida e rápida, a autora nos leva por uma divertida viagem à vida no campo em uma velha vã cheia de livros e decorada de maneira impecável, sem esquecer as luzinhas como toda a boa estante, claro, além de nos dar preciosas dicas para encontrar o espaço mais confortável para ler. Em “A Pequena Livraria dos Sonhos” Jenny Colgan escreve uma carta de amor aos livros, como um verdadeiro leitor escreveria.
“[...] um dia com leitura é sempre um pouquinho melhor do que um dia sem leitura, e eu desejo a você uma infinidade de dias maravilhosos." (p. 13)

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.