[Resenha] Versos de amor - Evandro Oliveira

Compre ♥ Adicione ao skoob
"Versos de amor"; autor: Evandro Oliveira; Editora Chiado; 87 páginas. 
    Esse livro apresenta exatamente o meu tipo preferido de poesias: aquelas que rimam. Não sei vocês, mas poesias que possuem rimas, ditam um ritmo, me causam um certo arrepio, me parecem mágicas! Ainda mais como essas que, além das rimas, traz uma reflexão ao final de cada texto. Aquele tipo de reação que pode ser um “ouuun” ou uma exclamação de admiração tamanha a diversidade de assuntos que são capazes de mexer conosco.
     O livro já inicia com uma poesia impactante relatando o momento de um casamento. As poesias que se seguem mantém esse ritmo bem romântico, em um tom inocente, outrora mais adulto. Às vezes é apenas uma mensagem reflexiva sobre a beleza da vida.
     Mas acima de tudo é sobre o amor.

     “Te amo e amarei,
     Como ninguém te amou,
     Te amo e amei,
     Como ninguém imaginou”.

     Um coisa bem interessante sobre esse livro é que todas as poesias foram inspiradas na realidade do autor, são sentimentos e relatos que ele mesmo vivenciou ou presenciou, proporcionando assim, uma possibilidade de conhecer a história do autor conforme a cronologia de poesias que são narradas.
     Um pouco antes da metade do livro somos surpreendidos por um poema com um formato diferente dos que estávamos lendo até então. Não tem rima e é narrado de uma forma mais desesperada, como uma súplica, uma carta escondida em meio a várias poesias ritmadas. Após o relato, a narrativa segue novamente como começou, com poesias alegres criadas a base de rimas. Esse ritmo é interrompido apenas mais duas vezes quando ele escreve versos sobre “significados”.
     As datas comemorativas também ganham destaque, o dia das mães, dia do abraço e dia dos namorados são belissimamente retratados por meio das poesias. Até o Ceará ganhou uma homenagem.
     É possível olharmos para nosso interior ao finalizar as poesias. Concluir o quanto o amor é lindo e ainda se sentir inspirado. Eu li todos os poemas em voz alta, só pra sentir o ritmo dessas palavras que soam como uma bela melodia. Queria trazer a minha preferida para vocês aqui, mas peço desculpas, não pude eleger uma só. Todas elas me encantaram de modos tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, afinal, todas falam de amor, sentimento mais predominante e abrangente, em todas as suas formas, alcançando todas as pessoas.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

4 comentários:

  1. A maneira como você fala me dá até vontade de ler.
    Acho que faz um bom tempo que li um livro em, esse já me incentivou para voltar a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debinha!! espero que já tenha consegui ler o livro. Caso ainda não tenha conseguido, entre em contato comigo pelas páginas do Livro (Facebook ou instagram).
      Facebook.com/livroversosdeamor
      @livroversosdeamor

      abraços!!

      Excluir
  2. Poesias são maravilhosas, as rimas garantem uma experiência ainda melhor, não é verdade? Textos que nos levam à reflexões são os meus prediletos, fiquei super instigado a conhecer o livro!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amilton!
      conheceu o livro, ou ainda está apenas instigado? rsrs
      entre em contato comigo através das páginas do livro no facebook ou instagram, que resolvemos isso rsrs..
      abraços!!
      facebook.com/livroversosdeamor
      @livroversosdeamor

      Excluir

Tecnologia do Blogger.