[Resenha] A cinco passos de você - Rachael Lippincott

Olá, como estão? Hoje gostaria de dividir com vocês minhas impressões sobre um livro que me deixou totalmente apaixonada. “A cinco passos de você” é uma obra da autora Rachael Lippincott, com colaboração de Tobias IaconisMikki Daughtry e tradução de Amanda Moura.
Desta vez, eu fiz uma coisa que não gosto muito, eu assisti ao filme primeiro para depois ler o livro, porém isso não afetou de nenhuma maneira a minha experiência com a leitura, visto que a produção elaborada para as telonas é muito boa! E eu posso garantir que eu sou bem chata quanto a isto.
            O filme foi dirigido por Justin Baldoni e teve lançamento oficial aqui no Brasil em 21 de março de 2019. No papel de Will temos Cole Sprouse, que interpreta Jughead Jones na famosa série Riverdale, como Stella temos a atriz Haley Lu Richardson, como Poe temos Moises Arias.
            Eu saí da sala do cinema, e fui direto até a livraria para comprar o livro, pois todos sabem que apesar de muito bem elaborados, os filmes, até pelo tempo, acabam deixando alguns detalhes de lado, e eu necessitava de todos os detalhes desta história.
            Stella é uma jovem que desde muito cedo teve a vida dividida entre os hospitais e sua casa. Agora com 17 anos ela sente mais do que nunca a falta de “uma vida normal”, afinal suas melhores amigas estão muito empolgadas para uma viagem de formatura da escola da qual ela infelizmente não vai poder participar. Stella é portadora da Fibrose Cística, doença rara e genética, cuja mutação de um gene afeta uma proteína presente em vários órgãos. Quando instalada no pulmão, é muito comum que os pacientes fiquem internados por longos períodos devido a infecções constantes.
            E é exatamente em uma de suas internações que ela acaba encontrando Will que também é portador da doença. No início ela não vai com a cara do garoto, pois ela o julga arrogante e totalmente irresponsável em relação ao tratamento.
Will é um garoto prestes a completar 18 anos que vive com a mãe após a separação dos pais. Sua mãe acompanha de perto o filho e tenta a todo custo que ele leve o tratamento mais a sério, e não mede esforços para buscar novos tratamentos para o filho. Inclusive, esta última internação é para testar um novo medicamento.
 Apesar de serem totalmente diferentes, como toda história de amor, logo, ambos se aproximam. Só que diferente de outros casais, eles precisam manter seis passos de distância um do outro, devido à doença, sempre.
            Nestas muitas idas ao hospital, Stella acaba fazendo uma grande amizade. Poe também tem fibrose cística e os dois se conhecem desde criança, quando ambos foram diagnosticados com a doença. Aliás, esse é outro personagem que é muito bem desenvolvida na história, e digo uma coisa, tente não se apaixonar por Poe e falhe miseravelmente!
            Mas será que é possível amar alguém que você nunca vai poder tocar? A pergunta é feita e respondida com maestria no livro. Pois é impossível não sentir na pele as dificuldades dos pacientes que têm a doença. A autora através de seus personagens explica como é o dia- a- dia de quem convive de perto com a fibrose cística. E é extremamente frustrante ver a agonia deles em ter que manter essa distância, sem poder tocar, abraçar, sempre seis passos? Mas será que sempre serão seis passos para Stella e Will?
            Eu ri e me apaixonei e claro, me emocionei muito com esta linda história de amor, doação e esperança. Sei que muitos podem estar neste momento fazendo comparações com outro livro que aborda o amor juvenil que também envolve personagens doentes. A culpa das estrelas foi bem comparada a esta obra, tanto o livro como o filme, mas eu sinceramente não vi grandes semelhanças nas histórias, apesar de amar ambas, esse me tocou de maneira impar, não sei se pelo fato da doença limitar tanto os pacientes, ou pelo fato de os personagens serão tão incríveis, que me encantaram logo nas primeiras linhas.

            Está é uma daquelas histórias que ficam na cabeça por meses e no coração para sempre! Espero que tenham gostado e até a próxima!



27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.