[Série] #40 You - Netflix

Resultado de imagem para you netflix       Eu tive pesadelo a noite após assistir essa série, tamanha forma como ela apreende a nossa atenção. É intensa, é criativa, é instigante e até mesmo um pouco assustadora.
     Despertou meu interesse de cara pelo elenco. Tendo Penn Badgley, que atuou em Gossip Girl, interpretando o protagonista de "You" e também a Shay Mitchell que atuou em Pretty Little Liars, não poderia esperar uma atuação menos do que impecável. PLL e GG são minhas séries preferidas e foram totalmente responsáveis por eu ter maratonado "You".
     O protagonista, Joe, é um gerente de livraria que de início se mostra um homem romântico, carinhoso. O tipo "cara perfeito". Quando Beck (Elizabeth Lail) entra no comércio, ele vai narrando os acontecimentos. Ele narra a forma como ela se comporta e como ele acha que isso reflete em quem ela é. Por exemplo, em um determinado momento, ele descreve que ela quer ser encontrada, já que ela diz a ele seu nome, um nome tão único: Guinevere Beck.

Imagem relacionada     Após esse primeiro contato, ele se apaixona e começa segui-la para conhecê-la melhor. Ele tomava cuidado para acompanhá-la sem que ele fosse visto. Em um desses "passeios" ele a salva de um quase acidente, mas com isso ele encontra uma ótima oportunidade de se aproximar mais da vida pessoal dela: ele rouba o celular que ela deixou cair nos trilhos. Com o aparelho em mãos, ele passa a acompanhar todos os passos virtuais da moça, ver com quem ela fala, as fotos que publica, as chamadas que realiza... Ficando ainda mais fácil de acompanha-la.
     Joe realmente acredita que eles foram feitos um para o outro, que tudo aquilo era o começo de uma linda história de amor. Joe ficou motivado a "proteger" Beck. De tudo e de todos. Inclusive do namorado dela, que, após ser perseguido algumas vezes também, Joe concluiu que era uma ameaça para a moça. Sendo assim, ele se compromete a tirá-lo da vida dela.
     Benji é apenas o "primeiro obstáculo" que Joe enfrenta, mas logo ele percebe que Beck exige mais esforço. Ela possui amizades excêntricas, uma carreira complicada (ela é escritora) e uma vida difícil. Joe quer protegê-la de tudo que a machuca e que a distrai. Mesmo que sejam outras pessoas.
Resultado de imagem para you netflix
     Quando ele finalmente consegue uma chance com ela, ele acredita que agora pode confiar nesse relacionamento, que tudo será um verdadeiro conto de fadas. Então deixa de monitorar seu celular e de segui-la. Porém, ela começa a expor um comportamento estranho, um pouco esquivo, o que o fez desconfiar de novo e voltar a espionar. Mas o que descobre, acaba sendo a chave para desencadear novamente a personalidade que muitos não enxergam. Nem mesmo ele.
     Joe é obesessivo, mas para ele, tudo que faz é por amor. Todas as suas atitudes irracionais são justificadas pelo fato de que ele a ama e quer proteger de qualquer coisa, ou mesmo pessoa, que possa prejudicá-la. Essa obsessão doentia é bem calculada. Joe é extremamente inteligente e consegue se livrar de todas as enrascadas em que se envolve, mas obviamente, uma mentira que vai ganhando cada vez mais proporções, não consegue ser mantida nas sombras por muito tempo. E é aí que a trama entre em seu ápice.
Imagem relacionada
     Paralela a essa história, nos é apresentada uma parte de seu passado, que conta sobre um relacionamento anterior dele. Ele era loucamente apaixonado pela Candance, mas ele alega sempre que ela apenas o deixou. Decidiu ir pra outro país e seguir a vida dela sem ele. Conforme vamos conhecendo mais da personalidade dele, percebemos que isso era algo impossível de acontecer: ele não a deixaria ir livremente. E esse é outro suspense que fica instaurado. Porém, por ser "passado", o assunto não vem muito a tona. Somente quando ele começa a ter pesadelos com a garota é que Beck percebe que tem algo de errado nisso e começa a investigar.
     Há uma quebra nesse lado "possessivo" dele quando nos é mostrado o relacionamento dele com o Paco, um garotinho que mora no apartamento ao lado. O garoto sofre em ver o relacionamento da mãe dele ser tão prejudicial. Para amenizar isso, enquanto Paco fica do lado de fora para não incomodar a discussão de sua mãe e o namorado dela, Joe encontra o garoto e leva para ele livros. Sempre uma ótima indicação que, as vezes, pode trazer uma reflexão benéfica para o momento em que o menino está passando. Unidos pelo poder dos livros, Joe se torna quase um guardião do jovenzinho, se responsabilizando em cuidar dele
     Narrada em apenas 10 episódios, "You", série original da netflix baseada no livro de Caroline Kepnes (que possui o mesmo título), nos prende pelo suspense e pela desenvoltura com que o tema "obsessão" é apresentado. É tão bem trabalhado que, muitas vezes, nós ficamos balançados com que lado escolher. O plano de fundo literário também é outro ponto muito positivo. Para pessoas que assim como eu amam livros, essa base por si só já chama bastante atenção. Em diversos episódios é possível encontrar várias menções a livros famosos e, até mesmo, indicações.
     Joe é um personagem muito carismático, acho que a escolha do ator contribuiu bastante com o resultado. O final fica um pouco em aberto, então fica aí do ar a possibilidade de uma continuação (eu estou torcendo por isso).


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.