[Autores independentes] #6 Assessoria de Imprensa

Olá, leitores! 
Hoje venho falar com você que pretende publicar seu livro de forma independente. Sabe quais os processos que deve seguir? Um deles é a divulgação e uma assessoria de imprensa pode auxiliar nisso. Vamos explicar como!

Todo autor sabe que é fundamental muita divulgação de sua obra para que você consiga ser lido. Essa divulgação pode ser feita manualmente, boca-a-boca, como desejar. Mas se deseja uma divulgação profissional que atinja mais resultados, uma opção interessante seria contratar os serviços de uma assessoria de imprensa. 

O trabalho deles é inserir o autor e seu trabalho nas mídias, o tornar conhecido. Trouxemos hoje uma entrevista com a Epígrafe Assessoria, uma empresa especializada no trabalho literário.

Entrevista:
Para assessorar um autor é necessário que ele tenha feito a publicação do livro com alguma editora ou ele pode ser assessorado mesmo sendo um autor independente (tendo o registro do ISBN)? 
Nenhum texto alternativo automático disponível.     O trabalho que fazemos na Epígrafe é diferente do de um agente literário, então o fato de ele ser independente ou ter publicado por uma editora não vai interferir. O principal da assessoria é o trabalho de divulgação, tanto do autor quanto das suas obras, além de oferecer serviços para o livro em si, como revisão, diagramação, material gráfico para brindes, elaboração de capas, essas coisas. Auxiliamos da melhor forma possível, sempre buscando atender às necessidades de quem solicita nosso serviço.

Quais são os critérios para selecionar o assessorado? Existe alguma exigência?
     Por não trabalharmos com agenciamento literário, não há um processo de seleção. O que fazemos é manter um contato com o autor, incluindo-o no processo, para que possamos entender o que ele quer, o que ele espera do nosso trabalho de assessoria. Assim chegaremos o mais próximo possível do desejo dele.

Existem muitos autores que procuram o trabalho de vocês para auxiliar na divulgação do livro?
    Divulgação é um dos focos da Epígrafe. As redes sociais são muito importantes no cenário que vivemos e é uma das principais ferramentas para o autor alcançar mais pessoas, ser conhecido. Lançar um livro é um processo longo, por vezes muito cansativo e sem a divulgação, quase não se tem o retorno esperado. Então sim, a maioria das pessoas que nos procura quer ajuda com essa parte de divulgação. Por ser algo novo e que está sempre mudando, existem muitas dúvidas sobre o que funciona melhor, como o autor deve se portar em suas redes sociais, e estamos aqui para ajudar nisso.

Como funciona esse processo?
     Tudo depende de quem precisa de nós. Conversamos muito com o autor para entender exatamente do que ele ou ela precisa. Depois disso, montamos um planejamento, criamos tudo com a personalidade dele, para que seja o mais autêntico possível. Não é legal quando percebemos que aquilo que vemos não tem nada a ver com quem se dedicou tanto para criar uma história, então fazemos um trabalho bem minucioso nessa parte.

Em média, quanto tempo dura o contrato de assessoria com um autor?
     Depende. O mínimo que oferecemos é um contrato de um mês. Nesse tempo, nós buscamos encaixar o planejamento que fizemos para ele da melhor forma. Se foi um contrato de redes sociais, nós criamos e/ou fazemos melhorias na página do autor, tornando mais profissional e mais atraente. Tudo que é necessário para alavancar uma publicação e fazê-la conhecida. Por vezes, enxergamos necessidade de o autor ter fotos para uso comercial, então oferecemos uma sessão de fotos. Cuidamos para que a página dele trabalhe com uma identidade visual, desde às artes de divulgação até a linguagem utilizada. Se for outro tipo de serviço, o procedimento é outro, mas o tempo mínimo que indicamos é o de um mês. O retorno desse tipo de trabalho é a longo prazo, então fazer algo muito pontual, que dure apenas alguns dias, não trará o retorno esperado.

Poderia dar exemplo de um cliente e dizer como foi a relação?

     Nós atendemos uma autora independente que está prestes a lançar o terceiro livro em e-book, mas deseja fazer a versão física da obra. Por isso, cuidamos da capa do segundo e do terceiro livro, em e-book, e fechamos a capa aberta do primeiro, seguindo o mesmo conceito visual. Começamos também a diagramação do livro, sempre buscando nos manter fiéis ao conteúdo da história. Em cada passo do projeto, nós fomos apresentando o trabalho à autora, para que isso pudesse atender às expectativas. É o nosso trabalho, mas é o sonho dela, então é importante que essa relação seja de troca constante.


Sobre a Epígrafe Assessoria:

No facebook: https://www.facebook.com/EpigrafeAssessoriaLiteraria/
E-mail: epigrafeassessoria@gmail.com 


27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.