[Autores Independentes] #2 Resenha: Guia do profissional do texto - Ana Cristina Mendes Perfetti

     Olá, leitores! 
    Hoje trago nessa coluna a resenha de um livro que traz dicas fundamentais para que é ou quer ser um autor. São dicas úteis para qualquer profissional do texto!


Resultado de imagem para o guia profissional do texto ana cristina     O "Guia do profissional do texto", escrito pela autora Ana Cristina Mendes Perfetti e publicado pela Editora Scortecci, possui 69 páginas e fala direto com o público "profissional do texto". Na verdade eu não diria que é só para quem já é profissional, mas o livro tem dicas valiosíssimas também para quem está ingressando nesse meio. 
     O livro é dividido em 6 capítulos, onde o primeiro, intitulado "O universo editorial", relata de forma resumida um contexto geral da produção editorial, que seria os requisitos para um bom trabalho e qual a trajetória de um original. Já o segundo capítulo descreve as funções de cada tarefa no ramo editorial (edição, preparação e revisão) e descreve como deve ser feita cada uma dessas etapas. 
     O capítulo 3 traz um foco para o produto "livro" e a produção física e editorial do mesmo. Nesse mesmo capítulo contém dicas maravilhosas sobre a danada da ABNT que, para quem assim como eu tem de fazer trabalhos acadêmicos, sabe como é difícil. Cada regra é bem explicada, principalmente as regras de citação de autores (só quem já fez esses trabalhos sabe como é complicada essa parte). 
     No capítulo 4 é feito um resumo de como é a estrutura que deve ser seguida para um bom texto (introdução, desenvolvimento, conclusão e equações e fórmulas)
    A parte que acredito que mais tenha dicas que não são muito conhecidas é a do capítulo 5, que explica como é a forma certa de abreviação, as diferenças entre hífen e travessão (essa eu não sabia direito, foi muito bom saber!) e quando que se deve usar caixa alta e caixa-baixa (maiúsculas e minúsculas).
   O último capítulo trata das "Marcas da revisão", específico para revisores. As informações dessa parte do livro auxiliam o profissional que revisa os textos, demonstrando e explicando as técnicas utilizadas que garanto: nenhum leitor comum costuma conhecer, mas é uma descoberta muito interessante! Para um autor que deseja enviar seu texto para uma revisão profissional, essas dicas podem ser muito úteis para que você consiga decifrar o que o revisor quis dizer, pois os ajustes e marcações que eles fazem, são bem técnicos e muitas vezes, difícil de compreender. 

O livro finaliza com uma citação do Paulo Freire que achei muito válido compartilhar com vocês:
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo.
Todos nós sabemos alguma coisa.
Todos nós ignoramos alguma coisa.
Por isso aprendemos sempre." 


     Sinceramente, as dicas me foram tão úteis, que esse livro já se tornou meu livro de cabeceira e acredito que deveria ser o de qualquer pessoa que trabalha com texto, seja blogueiro, acadêmico ou principalmente um autor! Por isso fica aqui a dica desse livro para quem estiver pensando em começar seu livro e lançar de forma independente ;)
     O livro pode ser comprado no site da >Livraria Asabeça<.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.