[Resenha] O substituto - Brenna Yovanoff

Resultado de imagem para o substituto livro brenna(O substituto; autora: Brenna Yovanoff; Editora: Bertand; 333 páginas) Mackie Doyle é um substituto... Mas como assim? Para explicar isso, eu preciso contextualizar melhor a história.
Existe uma lenda em que alguns seres que tem como missão manter a paz no mundo, precisa realizar sacrifícios para manter essa paz. Alguns deles usam da alegria dos humanos e outros, ou melhor, outra, faz sacrifícios humanos. Ela vai até uma casa e rouba um bebê do berço para utilizar no sacrifício, mas em troca, ela deixa um bebê de sua espécie. Que não é humano, que não é bonito e que é muito vulnerável a muitas coisas no mundo. Mackie é um deles, foi substituído no berço onde encontrava o verdadeiro filho da família Doyle. Mesmo a mãe sabendo dos riscos e tendo se prevenido com rituais para proteger o verdadeiro bebê - facas, tesouras, ferraduras... - não foram suficientes para a proteção, já que aconteceu um pequeno acidente no percurso.
"Eu sabia que eles levariam meu filho se lhes desse chance. Fiz tudo o que podia para impedir, lancei mão de todas as simpatias e amuletos. Enchi a casa de sinos, moedas e tesouras decorativas, mas, no fim, não fez a menor diferença. Alguém pegou a tesoura do berço, e eles vieram e o levaram mesmo assim."
Mas ao contrário de todos os outros substitutos, Mackie ainda está vivo, mesmo tendo suas alergias a ferro, repulsa a sangue e não conseguindo pisar em um solo sagrado como uma igreja, ele é aceito pela família e leva uma vida quase normal. Mas isso muda quando ele começa a enfraquecer e recebe uma ajuda inesperada. E ainda essa ajuda pode revelar mais sobre suas origens e pode descobrir como tudo aconteceu. Tudo isso já o incentiva a ir em frente, mas ainda tem mais uma motivação: ele descobre que ainda pode resgatar uma pessoa que foi substituída antes que ela seja sacrificada. Não qualquer pessoa, mas a irmã da garota por quem ele é apaixonado.
Mackie revela sua personalidade extremamente corajosa quando resolve entrar de cabeça nessa aventura e enfrentar o submundo, ao mesmo tempo que trava uma batalha para descobrir onde é seu verdadeiro lugar.
O livro me conquistou inicialmente pela capa. É impossível não se atrair por essa capa! O efeito em volta dos objetos parecendo névoa e as letras em relevo já expressam algo mais sombrio. E, apesar da história ser mais sobre família, amizade, amor e principalmente sobre diferenças, é fato que tem muito dessa ambientação sombria e cheio de mistérios. Tem sim um pouquinho de terror, mas esse não é o foco. Digamos que é um tipo de terror para principiantes.
Uma coisa que me conquistou muito foi uma passagem do livro em que dizem para Mackie que o fato dele ter sobrevivido e principalmente por, ao contrário dos demais substitutos, ele ser bonito, foi a forma como ele foi criado. Por ele ter sido rodeado de amor pela família a vida toda. Mesmo todos na família sabendo que ele não era o verdadeiro Mackie, o aceitaram e o amaram. E fez dele um verdadeiro membro da família. Esse amor formou o garoto que ele é. Isso me fez pensar muito na verdade dessas palavras. Bem profundo, não acham?
 O livro como um todo causa grandes reflexões.
"A intenção é uma das forças mais poderosas que existe. A sua intenção ao fazer qualquer coisa irá sempre determinar o resultado."
Confesso que no começo eu fiquei muito enrolada, demorei muito para ingressar na história. O começo é uma série de revelações, um pouco mais técnica. Depois é que as emoções, os medos e os amores começam fluir e a partir daí, eu não consegui mais largar o livro. Esse é o primeiro livro que da autora e foi uma bela estréia! Dei uma pesquisada sobre ela e vi que todos os livros que ela escreveu são nessa mesma temática. Fiquei muito curiosa para ler outras obras dela.

Espero que tenham gostado da dica. Um beijo, e até a próxima ♥

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.