Troca-troca literário - Evento de troca de livros

Banca de livros disponíveis para troca. Foto: Osvaldo Henrique
Sabe aquele livro que está parado na sua estante faz tempo que você já leu ou que não tem mais interesse em ler? Que tal se você pudesse trocá-lo por outro do seu interesse? Esse é o benefício que o “Troca-troca de livros”, um programa de incentivo a leitura, oferece. Sem custo nenhum você pode levar esses seus livros para que outras pessoas também possam ler e ainda ganha um vale para escolher sua próxima leitura.



Para participar, basta levar seus livros até a Biblioteca Municipal de Sorocaba na última sexta-feira do mês. É importante saber que os livros tem de estar em bom estado (sem rasgos ou riscos) e não podem ter carimbos ou etiquetas que indique o pertencimento a outras instituições.  São aceitos apenas livros de literatura nacional, estrangeira, infantil, infanto-juvenil  e história em quadrinhos, ou seja, livros didáticos, políticos, religiosos, dicionários, enciclopédias, não terão direito a troca.
O interessado entrega ao funcionário da biblioteca os livros que trouxe (não tem limite de quantidade) para trocar, após ser avaliada as condições do material, o funcionário entrega um ticket por livro deixado. Esse ticket é que dá direito a escolher um outro livro do interesse da banca de livros disponíveis.
Vitor Miranda de 18 anos conta que conheceu o projeto através de sua escola e desde então passou a participar regularmente. “Não gosto de deixar o livro guardado. Acho legal trocar, passar para outros o que você leu e ter oportunidade de conhecer novas histórias”, diz.
O projeto é realizado pela Prefeitura de Sorocaba em parceria com a Secretaria de Cultura. Já teve 22 edições e já conta com 721 livros trocados. “ É uma forma de expandir o hábito sem que isso se traduza em despesa para quem é adepto da leitura. A meta é que não seja apenas um evento isolado e sim uma prática constante na biblioteca”, explica Flávia Tamborra, bibliotecária.
Lilian Trabachini, 19 anos, estudante de pedagogia. Foto: Osvaldo Henrique
A Biblioteca está localizada no endereço: Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista em Sorocaba. Mais informações pelo telefone: (15) 3228-1955.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

2 comentários:

  1. Sou de Votorantim mas não conhecia esse projeto, é uma ideia muito legal, vou tentar participar na próxima semana. Na biblioteca de Votorantim tem uma ideia parecida, alguns livros da própria biblioteca ficam a disposição todos os dias para troca, é só levar um seu de literatura e trocar por outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votorantim é praticamente Sorocaba né? kkk Aqui fica a disposição uma diversidade de títulos muito bacana, é muito válida a experiência. E é muito bom saber que ai em Votorantim tem também, eu não sabia. Vou tentar conhecer também!
      Obrigada pela sua visita :*

      Excluir

Tecnologia do Blogger.