[Resenha] O ano em que tudo mudou - Yara Prado Miguel


Adicione ao Skoob ❤ Compre
Resenha: O Ano em que tudo mudou
Autora: Yara Prado Miguel
Editora: Editora Estalo
Número de páginas: 231
     Lavínia acabou de se formar no ensino médio e como muitos de nós, não tem ideia do que fazer com o resto de sua vida. Qual é o próximo passo? O que fazer quando não há um caminho pronto a seguir, mas sim escolhas e consequências que dependem apenas de você? Esses são os principais dilemas que Lavínia enfrenta em sua recém chegada a vida adulta.
    Sem muita habilidade em fazer planos e com um medo constante de fazer uma escolha errada a protagonista de “O Ano em que tudo mudou", da autora Yara Prado Miguel, vai empurrando para depois todas as decisões complicadas que precisa tomar, ao contrário das amigas que sabem exatamente o que querem fazer e do namorado que tem certeza absoluta de que não pretende continuar estudando, apenas curtindo.

     Até que um acontecimento transforma por completo a vida de Lavínia e a obriga a se adaptar a uma nova realidade, com problemas e situações muito mais difíceis dos quais ela se queixava até uma semana antes.
     Acredito que a principal mensagem da história, e a grande lição aprendida por Lavínia, é que os momentos de felicidade existem, são maravilhosos, mas infelizmente não duram para sempre e que faz parte do nosso amadurecimento sermos capazes de lidar com essas mudanças.
“[...] eu certamente não tinha crescido tanto assim nos últimos meses, mas não me sentia menor ou complexada [...]. Sequer lembrava dessa lembrava dessa diferença. Acho que deixei de ser baixinha quando parei de pensar pequeno e comecei a me forçar a olhar além, para o horizonte.” Pág.229
     O livro é dividido em 12 capítulos, cada um deles começa com o trecho de uma música e nos conta sobre um mês desse ano que foi tão conturbado e cheio de surpresas (algumas boas, outra não) para a protagonista. A leitura é rápida e cheia de referências ao universo cinematográfico e literário que nós tanto gostamos. Confesso que fiquei curiosa para descobrir quais serão os próximos passos de Lavínia, já que o final do livro deixa alguns ganchos para uma continuação.
     Espero que tenham gostado e até a próxima!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.