[Série] #44 - Reunião de família - Netflix

     “Reunião de família” é uma série original da Netflix lançada ontem (dia 10/07). O enredo é formado por uma família grande, um casal e quatro filhos. O marido e pai é um ex jogador de futebol americano que resolveu deixar os jogos para se dedicar a sua família. Tem uma pegada parecida com “Eu a patroa e as crianças”, com um toque juvenil da Disney. Apesar do tom descontraído, a série aborda temas muito sérios como política,  religião, preconceito e principalmente racismo.
     Os McKellans são uma família negra contemporânea que se muda de Seatlle para Geórgia, na casa dos pais de Moz, o pai da família. Unidos novamente, eles sentem como é importante resgatar suas raízes e ficar próximo da família. Nesse novo cenário, eles precisam se adaptar com uma rotina rígida e regrada que não estavam habituados. Afinal, moram “de favor” na casa de um casal de idosos líderes religiosos.
     Eles até se habituaram bem a nova vida, exceto por Jade, a mais deslocada da família. Apesar de ser negra legítima da família, a sua cor da pele é muito clara, causando um diferencial. Além disso, ela é a adolescente que reclama e que pende pro lado mais baladeiro da família. Mas acredito que essa é a personagem que mais se destaca por transmitir seus sentimentos, suas verdades de forma muito transparente. Ela é a filha mais velha, que não tem muito entendimento sobre sua própria cultura, mas que nutre um amor incondicional por todos os membros de sua família.
     De todos os assuntos abordados, a série consegue finalizar a temporada com o assunto mais impactante: o racismo. A realidade dos negros não foi e nunca será fácil e a trama retrata bem essa visão. Onde as pessoas, independente da idade, já são julgadas pela cor da pele. O sofrimento que permanece até os dias de hoje.
     Pude me emocionar, não só nessa cena, como em outra em que mostra a sensibilidade das crianças. Uma em especial que abre mão de algo importante para beneficiar quem precisa mais.
Formada por apenas 10 episódio de aproximadamente 30 minutos cada, “Reunião de família” é uma comédia que ultrapassa o humor, ela é capaz de chegar no coração e ficar. Conquista pelo carisma dos personagens, cativa pelos diálogos interessantes e divertidos e marca pela riqueza dos debates empoderadores. Não é só entretenimento, é cultura, é ensinamento, é emoção!

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

4 comentários:

  1. A Netflix ainda não anunciou uma segunda temporada, vai depender do sucesso que a primeira fizer. Mas, particularmente, eu acredito que vai ter sim <3

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Somos duas! Espero que lancem ainda nos próximos meses <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.