[Resenha] Veneno - Sarah Pinborough - Saga Encantadas

     Veneno; autora: Sarah Pinborough; editora: Única; 206 páginas.
Resultado de imagem para livro veneno
Compare e compreAdicione ao skoob
     A coisa que mais me chamou a atenção nessa obra, foi os dizeres “Repense seus vilões”, escritos no centro superior da capa. Isso me deixou curiosa para saber de quem se tratava e demorou um pouco para descobrir. A verdade é que os verdadeiros vilões são aqueles que menos expõem suas verdadeiras intenções e o que há dentro de si.
     Veneno é uma releitura do clássico “Branca de Neve”. As características principais estão presentes: os anões, a inveja da madrasta, o espelho encantado, a maça envenenada, a maldição, o príncipe e o casamento. Mas o “Felizes para sempre”... Bem, digamos que existe um pós-felizes para sempre e ele é apresentado aqui. Talvez a história não tenha acontecido exatamente da forma como nos é contado desde nossos primeiros anos de vida. Talvez os personagens sejam mais do que nos foi apresentado. Talvez não tenha havido um final feliz.

     Não vou explicar toda a história, pois o básico vocês já conhecem, então vou contar o que tem de inédito: Além das características já conhecidas como a coragem e a bondade da jovem protagonista, nessa obra ela também é muito desinibida e quebra os paradigmas das princesas daquela época: Ela gosta de nadar nua e não se preocupa em cobrir sua nudez. Ela é mimada e bem a frente do seu tempo. Bebe cerveja, gosta de cavalgar (com calças de montaria), dança despreocupadamente e não é virgem como as demais garotas da época.  
     E ela não foi acordada com o beijo do verdadeiro amor. O pedaço da maça envenenada ficou preso em sua garganta e em um chacoalhar da carroça, ele se soltou e ela finalmente acordou. E o príncipe estava lá, ao seu lado. Jurando amor, a pediu em casamento. Aqui era para ser o final da história convencional, mas na verdade é só a metade. O que acontece depois do prometido “Felizes para sempre”? Obviamente eu não vou contar para não estragar a surpresa, mas com certeza irá surpreender e te fazer refletir.
     Com uma narrativa envolvente e um conteúdo adulto, a autora descreve as cenas de modo praticamente sarcástico e realista. Aos fãs de Once Upon a Time e Grimm, essa é certamente uma leitura obrigatória.

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.