[Resenha] O alquimista - Paulo Coelho

Resultado de imagem para o alquimista sextanteOlá pessoas apaixonadas por livros, tudo bem? Hoje trago uma resenha de um dos meus livros favoritos. Esse livro é um dos mais vendidos em todo mundo. O Alquimista, do autor Paulo Coelho, foi escrito em 1988, e tem várias versões. A versão que tenho foi lançada pela Editora Sextante, em 2012.
A história do livro é de Santiago um jovem pastor de Andaluzia que um dia resolve ir atrás de um tesouro escondido nas Pirâmides do Egito. Assim ele viaja da Espanha para a África, passando pelos mercados marroquinos e o deserto do Saara. O tesouro que Santiago procura fica pequeno perto de tudo que ele acaba encontrando por seu caminho. Neste caminho ele encontra seu verdadeiro amor, trava um encontro com O Alquimista, à pessoa que irá conduzi-lo a sua Lenda Pessoal.
Essa obra é uma das mais conhecidas de Paulo Coelho e traz ao leitor uma mensagem profunda se este estiver preparado para compreendê-la. Uma história simples, porém repleta de ensinamentos. Alguns temas atemporais são tratados no livro. Santiago ensina a importância de se acreditar e perseguir seu sonho, ler os sinais que aparecem em nossas vidas e principalmente ouvir as mensagens do coração.

Claro que quando o jovem pastor ouviu de uma cigana que deveria ir atrás do tesouro ele apenas pensou no lado material. Porém o que de mais valioso ele recebe está muito longe de ser de ouro, prata ou bronze. Os ensinamentos para quais caminhos a história o leva não tem valor e muito menos preço.
Preparados para embarcar nessa fábula escrita de maneira brilhante por Paulo Coelho?
E lembrando que é praticamente impossível não ler e reler este livro muitas vezes, afinal quem não quer encontrar os verdadeiros propósitos de sua existência? Entender a importância de se acreditar nos sonhos? Ou encontrar sua lenda pessoal?
Maktub estava escrito! Até a próxima meus queridos!
É claro que não me esqueci de dividir com vocês meus trechos favoritos desse livro incrível!

“Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realiza seu desejo”.
“- Por que você chora? –perguntaram as Oréiades.- Choro por Narciso- disse o lago- Ah, não nos espanta que você chore por Narciso- continuaram elas. – Afinal de contas, apesar de todas nós sempre corrermos atrás dele pelo bosque, você  era o único que tinha a oportunidade de contemplar de perto sua beleza.- Mas Narciso era belo? – perguntou o lago.- Quem mais do que você poderia saber disso?- responderam, surpresas, as Oréiades. –Afinal de contas, era em suas margens que ele se debruçava todos os dias.- O lago ficou algum tempo quieto. Por fim, disse:-Eu choro por Narciso, mas jamais havia percebido que ele era belo.Choro por Narciso porque todas as vezes que ele se debruçava sobre minhas margens eu podia ver, no fundo de seus olhos, minha própria beleza refletida.”
“- Qual é a maior mentira do mundo? - indagou, surpreso, o rapaz.- É esta: em deter-minado momento de nossa existência, perdemos o controle de nossa vida, e ela passa a ser governada pelo destino. Essa é a maior mentira do mundo.”

27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.