[Resenha] Livro e filme: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Resultado de imagem para como eu era antes de vocêOlá leitores! Hoje trago para vocês minhas impressões sobre o livro e o filme do sucesso da autora Jojo Moyses, “Como eu era antes de você”.
Quando eu li esse livro confesso que me apaixonei de cara por Will e Lou. Tanto que li o livro em um dia. Sim, me arrependi depois, afinal como sobreviver a essa história de amor tão linda, doce e encantadora? E claro, após ler o livro, fiquei muito ansiosa quando soube que teríamos a adaptação para o cinema.
Sugestão: que tal ler essa resenha ouvindo o tema do casal na voz do lindo Ed Sheeran, em Photograph, para entrar no clima??
Então aperte o play e vamos começar.





Bem vou começar falando um pouco da história do livro. Lançado pela editora Intrinseca, em 2013, o romance inicialmente conta a história de Louisa. Uma jovem de vinte e poucos anos que leva uma vida calma. Trabalha há muitos anos como garçonete em um café, mora com os pais e a irmã e tem um namoro longo com Patrick, no qual fica evidente que o relacionamento não é prioridade para ele.
Tudo começa a mudar em sua vida quando o café em que Lou trabalha está prestes a fechar. Ela então corre até uma agência de empregos, pois sabe que seu salário irá fazer falta para a renda de sua família. Quando o rapaz que trabalha na agência a indica para o emprego de “cuidadora”, a jovem não pensa duas vezes e logo aceita, afinal o trabalho é perto de sua casa e o dinheiro é bom.
O que Lou nem imaginava que iria acontecer é que neste emprego ela conheceria alguém que mudaria sua vida para sempre.
Will Traynor costumava ser um jovem que aproveitava a vida ao máximo. Amava esportes, a namorada e sua vida. Mas um acidente o deixou tetraplégico e fez sua vida tomar rumos nunca antes imaginados. Ele visivelmente não aceita suas reais condições e não consegue enxergar um futuro para sua vida.
“Se formos lá e eu estiver nesta geringonça, todas essas lembranças, essas sensações boas, vão desaparecer, apagadas pela dificuldade de chegar à mesa, de subir e descer nas calçadas parisienses, pelos táxis que se recusam a nos levar, pela maldita bateria da cadeira de rodas que não pode ser recarregada numa tomada francesa. Entendeu?”. Pag. 174
Quando Lou começa a trabalhar como cuidadora de Will, logo percebe que não terá vida fácil em seu novo emprego. Afinal, ela vê que Will não se permite mais viver, apenas sobrevive.
O contrato é de apenas seis meses, e logo Lou descobre o motivo. A partir dai não é possível mais se desvencilhar dessa história. Embarcamos de corpo e alma nessa linda história de amor, que não é clichê como a maioria de histórias desse gênero. Ela é sobre a vida, sobre o amor, sobre aproveitar ao máximo a vida enquanto nossos olhos ainda estão abertos, e sobre a decisão de viver e não apenas sobreviver.
- Muito bem - falei, soltando meu cinto de segurança. - Melhor entrarmos. A rotina da noite nos aguarda.- Espere um instante, Clark.Virei-me. O rosto de Will estava no escuro, não conseguia vê-lo direito.- Espere um instante. Só um minuto.- Está se sentindo bem? – Olhei para a cadeira dele, com medo de estar esmagado ou preso em alguma parte, ou de eu ter feito alguma coisa errada.- Estou ótimo. É que...Podia ver o colarinho claro da camisa em contraste como terno escuro.- Não quero entrar agora. Quero ficar sentado aqui e pensar que...- Engoliu em seco.Mesmo no escuro, pareceu fazer esforço.- Quero... ser apenas um homem que foi a um encontro com uma garota de vestido vermelho. Só por mais alguns minutos.

Ah, meus amigos, para aqueles que não leram o livro aconselho a fazê-lo antes de ver o filme. Pois alguns detalhes acabam passando despercebidos pela adaptação do cinema. Eu sou suspeita a dizer isso, pois sempre prefiro os livros ao invés dos filmes. Mas no caso de “Como eu era antes de você”, confesso que amei a adaptação feita pelas telonas. A começar pela escolha dos atores que interpretaram Lou e Will. Louisa Clark é interpretada por Emilia Clarke, de Game of Thrones. Will Traynor é interpretado por Sam Clafin. (pausa para euforia: MEU DEUS, EU AMO ESSE HOMEM). O filme segue bem a linha do livro, como eu citei acima alguns pontos são “esquecidos” em relação ao livro, mas não tiram o brilho do filme. O casal principal da história tem uma atuação muito boa e a sintonia de ambos enche o coração de amor.
Resultado de imagem para como eu era antes de você
Foto do casal. (Reprodução da revista veja)

E claro, seja lendo o livro, ou vendo o filme é IMPOSSÍVEL não se desmanchar de tanto chorar. Sim, você vai chorar até seus olhos ficarem inchados, e olha que quem fala isso sou eu, uma pessoa que não costuma chorar com histórias de amor.
O grande lance da história de Jojo é o amor. Mas não em sua forma simples e comum, pois sua história toca na ferida daqueles que passam sua vida apenas se conformando, sem lutar pelos sonhos, objetivos. O que o livro nos deixa é a mensagem clara de que não importa o quanto vamos viver, mas sim como viveremos esse tempo. Que devemos aproveitar nossa vida, pois só temos uma. É impossível esquecer Lou e Will, eles são aqueles casais que sempre serão lembradas pela genuína forma que vivem sua história e pela abnegação que ambos enfrentam sem deixar de amar, cada um a sua maneira suas vidas, suas histórias e suas lembranças.
Como eu era antes de você é a cereja do bolo para quem gosta de romances! Espero que tenham gostado! E não se esqueçam da caixinha de lenços para ler o livro ou ver o filme!  Até a próxima!




27 anos, jornalista e fundadora do Portal Estante da Josy

3 comentários:

  1. Bom dia Josy,eu não Li o livro simplesmente pela falta de tempo, já que minha lista nunca diminue...kkkk...Achei o filme lindo, adorei o romance mas não chorei em nada... Será que sou tão insensível?

    ResponderExcluir
  2. Angélica!
    Na verdade ainda não li o livro e nem assisti o filme, mas tenho muita vontade.
    Acho que é um romance drama que vale a pena.
    Adoro a autora!
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy

    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Rudy, este livro é um romance que vale muito a leitura.
    Grata pelo comentário! :)
    Angélica

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.