Modinha Literária

Oie, pessoal ! Hoje  vim aqui falar de um tema meio polemico talvez, mas que vem sendo bastante discutido entre alguns leitores e até mesmo aqueles que só leem os livros para descontrair um pouco.

O tema é MODINHA! :o

O número de leitores vem crescendo cada vez mais e isso é algo bom, realmente muito bom, mas porque as pessoas vem se interessando tanto por livros ultimamente ?

Eu acompanho um blog chamado "Divisão Literária" e segundo ele um livro modinha seria um livro que todos leem, consequentemente, um best seller. Então os livros que fazem sucesso um pouco mais elevado que os demais acabam caindo na categoria modinha, e o que pode fazer com que ele tenha um sucesso mais elevado é quando ele é adaptado para filme.


As adaptações de alguns livros fizeram com que eles fossem mais reconhecidos e mais pessoas estão procurando, um dos grandes exemplos é "A Culpa é das Estrelas".



Quinta-feira eu estava passando pelo corredor da minha escola quando vi um menino que eu nunca imaginei ler, que sempre me disse que os livros eram uma perda de tempo, com ACEDE na mão e ele parecia realmente entusiasmado com o livro, claro que eu o parei pra conversar sobre o livro e conversando com ele eu pude notar que ele realmente estava apaixonado pelo livro, sentindo os mesmo sentimentos que eu senti quando li o livro, depois de conversar com ele pude ver que esse lance de "modinha" não é uma coisa ruim, afinal ele vem incentivando muitas pessoas a se tornarem leitores e eu acredito que um livro pode sim mudar uma pessoa.

Mas algo que realmente ficou na minha cabeça é: E como fica os leitores apaixonados desde o inicio pelo livro? Eu já declarei aqui meu amor por "Quem é você, Alasca?" e sinto que agora que o livro será adaptado ele não será algo só "meu" como antes, isso é bom de uma forma, porém não serei mais a unica procurando um Grande Talvez, e não serei mais a unica apaixonada pela Alasca. Todos os livros do Green tem uma certa essência tanto que praticamente todos os seus livros estão ganhando adaptações, eu já pude ler todos e sou uma amante incurável do Green, e sei que tem mais gente igual a mim que tem esse certo medo (?) de perder algo que parecia ser só seu.

Porém não são só os livros do Green que fazem parte dessas "Modinhas", outros livros também vem se encaixando nesse perfil, ultimamente varias sagas estão começando a fazer parte desse grupo, bons exemplos são "Jogos Vorazes", "Harry Potter" e "Percy Jackson".



Das três sagas todas tem filme ou seja realmente adaptações fazem com que os livros sejam mas conhecidos. Tem uma saga que eu sou totalmente apaixonada ela se chama "Os Legados de Lorien" ela teve seu primeiro livro adaptado e eu agradeço muito a isso pois assim conheci essa saga, mas ela não é tão conhecida quanto outras, a serie de livros "Beautiful Creatures" também teve seu primeiro filme adaptado e os seguintes não, as duas não são tão famosas como as citadas a cima, isso me faz pensar "Só as que tem continuação são mais conhecidas (?)", o que podemos fazer para que elas também sejam conhecidas e entrem para esse novo grupo ?

Um livro ou saga/serie ser "modinha" tem suas vantagens tanto como tem suas desvantagens, estamos em um mundo novo hoje, onde todos que querem ler tem esse direito, temos bibliotecas, sebos, livros em pdf, e bibliotecas onlines. Eu não me importo em ler um livro modinha, eu acho bom de certa forma pois assim sempre vou ter alguém para comentar, e acho que não me importo mais em dividir a historia de um livro que tanto amo com alguém.

O que me importa hoje é que estamos em um mundo com mais leitores e isso me deixa feliz, toda a vez que eu ver alguém lendo um livro, tenho certeza que quase vou quebrar o pescoço tentando descobrir o titulo e vou ficar mais feliz ainda em comentar com essa pessoa sobre o livro, "livros modinha" são importantes para o desenvolvimento da leitura, uma coisa influencia outra e, quanto mais lemos (modinha ou não), mais conhecimento iremos adquirir e mais desenvolvido nosso apetite pela leitura irá ficar.

Escrito por: Heloísa Figueiredo

Um comentário:

  1. Oiii Josy, na verdade eu pouco leio os livros mais modinhas, mas concordo q eles são ótimos para incentivar a leitura. Pq mts vezes alguém pega um desses livros para ler e se apaixona e então começa a ler outros. Isso eh mt legal:)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.